{{ login_title }}
Cartórios de Protesto - BR

Provimento dispõe sobre as normas a serem observadas nas inspeções e correições nos serviços notariais e de registro de competência da Corregedoria Nacional de Justiça

Provimento dispõe sobre as normas a serem observadas nas inspeções e correições nos serviços notariais e de registro de competência da Corregedoria Nacional de Justiça

PROVIMENTO N. 156 DE 04 DE NOVEMBRO DE 2023

Dispõe sobre as normas a serem observadas nas inspeções e correições de competência da Corregedoria Nacional de Justiça, nas unidades judiciais e administrativas dos tribunais e nos serviços notariais e de registro

Clique aqui e acesse o arquivo em PDF

O CORREGEDOR NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições legais e regimentais e,

CONSIDERANDO que compete ao Conselho Nacional de Justiça – CNJ o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário, conforme o disposto no art. 103-B da Constituição Federal;

CONSIDERANDO que a Corregedoria Nacional de Justiça poderá realizar inspeções para apuração de fatos relacionados ao conhecimento e à verificação do funcionamento dos serviços judiciais e auxiliares, das serventias e dos órgãos prestadores de serviços notariais e de registro, havendo ou não evidências de irregularidades (art. 48 do RICNJ);

CONSIDERANDO que a Corregedoria Nacional de Justiça poderá realizar correições para apuração de fatos determinados relacionados com deficiências graves dos serviços judiciais e auxiliares, das serventias e dos órgãos prestadores de serviços notariais e de registro (art. 54 do RICNJ);

CONSIDERANDO que compete ao Corregedor Nacional de Justiça expedir Recomendações, Provimentos, Instruções, Orientações e outros atos normativos destinados ao aperfeiçoamento das atividades dos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares e dos serviços notariais e de registro, bem como dos demais órgãos correcionais, sobre matéria relacionada com a competência da Corregedoria Nacional de Justiça (art. 8º, inciso X, RICNJ);

RESOLVE:

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º Este Provimento estabelece as normas a serem observadas nas inspeções e correições de competência da Corregedoria Nacional de Justiça, nas unidades judiciais e administrativas dos tribunais e nos serviços notariais e de registro, sem prejuízo das disposições constantes na Portaria n. 211/2009, alterada pela Portaria n. 121/2012 e Portaria n. 54/2022 (Regulamento Geral da Corregedoria Nacional de Justiça).

Art. 2º A inspeção destina-se à verificação in loco de fatos que interessem à instrução de processos em tramitação na Corregedoria Nacional de Justiça ou no Conselho Nacional de Justiça, bem como da situação de funcionamento dos órgãos jurisdicionais de primeiro e segundo graus, serviços auxiliares, serventias, órgãos prestadores de serviços notariais e de registro, objetivando o aprimoramento dos seus serviços, havendo ou não irregularidades.

Art. 3º A correição destina-se à verificação de fatos determinados relacionados com deficiências graves ou relevantes dos serviços judiciais e auxiliares, das serventias e dos órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público, ou que prejudiquem a prestação jurisdicional, a disciplina e o prestígio da justiça brasileira, bem como nos casos de descumprimento de resoluções e decisões do Conselho Nacional de Justiça.

Art. 4º Competem à Assessoria de Correição e Inspeção o planejamento e a execução das atividades de inspeções e correições desenvolvidas pela Corregedoria Nacional de Justiça e o monitoramento das determinações delas oriundas.

  • 1º Para o planejamento das inspeções e correições a Assessoria valer-se-á da metodologia de coleta prévia de dados.
  • 2º A coleta de dados será consolidada a partir de procedimentos já existentes no Conselho Nacional de Justiça, dados situacionais obtidos diretamente no Tribunal inspecionado ou correicionado conforme artigo 13 e seguintes, além de fontes abertas da Internet.
  • 3º Poderão ser usados, ainda, outros métodos e fontes necessários para a melhor compreensão da unidade judicial que será inspecionada ou correicionada.
  • 4º Será elaborado relatório a partir dos dados obtidos no cruzamento dos dados coletados, relatório que servirá como subsídio para a escolha das unidades a serem visitadas e/ou eventuais abordagens necessárias durante a execução da visita.

CAPÍTULO II

DA INSPEÇÃO

Art. 5º A inspeção será instaurada por portaria do Corregedor Nacional de Justiça ou por despacho deste em procedimento administrativo em andamento, de ofício ou após deliberação do Plenário do Conselho Nacional de Justiça.

Art. 6º A portaria de instauração da inspeção conterá:

I – a menção dos fatos ou dos motivos determinantes da inspeção;

II – o local, a data e a hora do início dos trabalhos;

III – a indicação dos magistrados delegatários e servidores que participarão dos trabalhos;

IV – o prazo de duração dos trabalhos.

  • 1º O Corregedor Nacional poderá delegar a magistrados vinculados a quaisquer dos tribunais do país a realização dos trabalhos de inspeção, bem como designar servidores para prestar assessoramento.
  • 2º O Corregedor Nacional poderá criar cadastro de magistrados e servidores vinculados a quaisquer tribunais do país, com experiência objetivamente reconhecida, para realização dos trabalhos de inspeção e correição, por delegação, sendo os nomes cadastrados de livre nomeação e destituição.
  • 3º Os servidores ficarão responsáveis pelo registro das situações verificadas nas visitas de inspeção e pela guarda de documentos, arquivos eletrônicos e informações destinadas à consolidação do relatório.

Art. 7º A realização da inspeção será comunicada por ofício encaminhado à autoridade responsável pelo órgão inspecionado, sempre que possível, com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas, com determinação das providências que se fizerem necessárias à realização dos trabalhos de inspeção.

  • 1º Nas inspeções envolvendo procedimentos sigilosos, os trabalhos serão conduzidos com a 

reserva devida, sendo garantido o acompanhamento pela autoridade responsável do órgão ou unidade judiciária, pelos procuradores habilitados em processo correlato e pelos interessados que encaminhem requerimento ao Corregedor Nacional ou a quem tenha sido delegada a coordenação dos trabalhos.

  • 2º Se o conhecimento prévio da realização da inspeção pelo magistrado ou servidor investigado puder comprometer o sucesso da diligência, notadamente quanto à colheita de provas, o Corregedor Nacional, em despacho fundamentado ou na portaria de instauração, poderá determinar que a realização dos trabalhos seja divulgada somente após iniciada a inspeção, configurando quebra do dever de sigilo a revelação prévia por qualquer magistrado envolvido no ato, conforme insculpido no artigo 27 da Resolução n. 60 (Código de Ética da Magistratura Nacional), de 19 de setembro de 2008.

Art. 8º Poderão ser convidados para acompanhamento dos trabalhos o Presidente, o Corregedor e demais membros do respectivo tribunal, os magistrados de primeiro grau, o Ministério Público com atuação perante os respectivos órgãos, a Ordem dos Advogados do Brasil, as defensorias públicas, associações de magistrados e representantes de outros órgãos ou segmentos da sociedade, sempre a critério do Corregedor Nacional ou de quem tenha sido designado coordenador dos trabalhos.

Art. 9º A Presidência e a Corregedoria locais, assim como demais autoridades judiciárias e administrativas locais colaborarão, materialmente e com os recursos humanos necessários, para o bom desempenho dos trabalhos da inspeção.

Parágrafo único. O Corregedor Nacional, a seu exclusivo critério, poderá requisitar de outras autoridades apoio administrativo para o planejamento e a execução dos trabalhos.

Art. 10 Os magistrados e servidores do órgão inspecionado prestarão as informações que lhes forem solicitadas pela equipe da Corregedoria Nacional de Justiça, devendo-lhe franquear o acesso a instalações, sistemas, arquivos e apresentar autos, livros e tudo o mais que for necessário à realização dos trabalhos.

Art. 11 Nos casos em que houver interesse público relevante, em momento anterior à data de início da inspeção, poderá ser convocada audiência pública ou determinado atendimento ao público, para recolhimento de informações que auxiliem o aprimoramento do serviço jurisdicional prestado pelo tribunal, de tudo lavrando-se auto circunstanciado.

  • 1º Da data, da hora e do local da realização da audiência pública ou do atendimento ao público será dado amplo conhecimento por meio de publicação do edital no diário oficial e por divulgação na imprensa local.
  • 2º Poderão ser recebidas manifestações de qualquer pessoa ou interessado devidamente identificado, em particular ou reservadas, perante magistrados ou servidores designados pelo Corregedor Nacional, as quais serão reduzidas a termo e incluídas em ata ou no auto circunstanciado da inspeção.

Art. 12 Durante a inspeção, para além das unidades previamente selecionadas, o Corregedor Nacional de Justiça ou os magistrados delegatários da inspeção poderão visitar ou determinar a visita a quaisquer outras, com a finalidade de analisar instalações e dependências, examinar os aspectos processuais e de funcionamento dos serviços prestados e ouvir explicações e solicitações, bem como obter informações e documentos sempre que julgar necessária a medida para apurar situação que tenha surgido durante os trabalhos, consignando-se toda a situação no futuro relatório.

CAPÍTULO III

DO PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO DE INSPEÇÃO

Art. 13 Nas inspeções ordinárias, serão requisitados do tribunal inspecionado, com antecedência mínima de 10 (dez) dias da data provável de sua realização, dados relativos à situação das unidades de primeiro e segundo graus do tribunal.

  • 1º O relatório situacional das unidades de primeiro grau deverá indicar, entre outros dados solicitados pela Corregedoria Nacional de Justiça, o seguinte:

I – a denominação;

II – os processos em tramitação na unidade (incluindo suspensos, sobrestados ou arquivados provisoriamente);

III – os processos suspensos, sobrestados e arquivados provisoriamente;

IV – os processos distribuídos e redistribuídos para a unidade nos últimos doze meses;

V – os processos despachados, decididos e julgados com e sem mérito nos últimos 12 (doze) meses;

VI – os processos sem movimentação há mais de 100 (cem) dias (excluídos os suspensos, sobrestados e arquivados provisoriamente);

VII – os processos conclusos ao magistrado (excluídos os suspensos, sobrestados e arquivados provisoriamente), com discriminação do número daqueles conclusos há mais de 100 (cem) dias.

  • 2º O relatório situacional das unidades de segundo grau deverá indicar, além dos dados constantes no parágrafo anterior, o total de processos julgados nos últimos 12 (doze) meses por decisão colegiada.
  • 3° Os tribunais deverão indicar, para assessoramento da equipe de inspeção, um servidor com conhecimentos específicos sobre os sistemas utilizados e tramitação dos processos judiciais e administrativos, bem como um servidor responsável pelo recebimento das solicitações da Corregedoria Nacional de Justiça.

Art. 14 O tribunal devolverá o relatório situacional respondido, no formato e leiaute disponibilizados pela Corregedoria Nacional de Justiça, em prazo previamente fixado.

Art. 15 Recebido o relatório situacional pela Corregedoria Nacional de Justiça, a equipe de inspeção analisará os dados fornecidos pelo tribunal e proporá ao Corregedor as unidades que serão inspecionadas, levando-se em consideração aspectos quantitativos e qualitativos das unidades indicadas.

Art. 16 Assim que requisitado, o tribunal inspecionado deverá garantir à Assessoria de Correição e Inspeção e à equipe designada para realização dos trabalhos acesso prévio aos sistemas judiciais e administrativos e plataformas de inteligência locais, com o perfil de maior alcance dos dados armazenados.

Art. 17 Depois de aprovada pelo Corregedor Nacional, o tribunal receberá a lista de unidades que serão inspecionadas, devendo, em relação a elas, manter o acesso da equipe da Corregedoria aos sistemas judiciais e administrativos até que o relatório final e outros procedimentos resultantes da inspeção sejam julgados pelo Plenário do CNJ.

Art. 18 Nas inspeções ordinárias, será requisitado das unidades que serão inspecionadas, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias da data de sua realização, o preenchimento de questionário próprio contendo pontos a serem avaliados por ocasião dos trabalhos de inspeção, os quais considerarão aspectos quantitativos e qualitativos da atividade desenvolvida na unidade.

Parágrafo único. As unidades a serem inspecionadas devolverão o questionário de inspeção respondido, no formato e leiaute disponibilizados pela Corregedoria Nacional de Justiça, com antecedência de 10 (dez) dias da data de início da inspeção, ou em prazo determinado.

Art. 19 As inspeções ordinárias terão como fase preliminar e preparatória a realização de pesquisas, pela Assessoria de Correição e Inspeção, em fontes abertas na internet e sistemas de dados do Conselho Nacional de Justiça, de situações envolvendo o tribunal a ser inspecionado, seus magistrados e/ou servidores, a fim de orientar a escolha das unidades que serão inspecionadas.

CAPÍTULO IV

DA INSPEÇÃO NAS UNIDADES JUDICIAIS DE PRIMEIRO GRAU

Art. 20 Os trabalhos de inspeção nas unidades judiciais de primeiro grau, qualquer que seja sua competência, alcançarão, além da análise do cumprimento das metas nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça, os seguintes elementos:

I – os dados funcionais e administrativos da unidade, tais como número de magistrados e de servidores, forma de designação dos magistrados, tempo de exercício, natureza do vínculo dos servidores com o tribunal, realização de teletrabalho, horário de expediente, jornada de trabalho dos servidores, fruição de férias, licenças e folgas compensatórias, número de funções e cargos comissionados, atendimento das instalações físicas e de recursos de tecnologia às necessidades da unidade;

II – os aspectos estatísticos processuais, como os elencados no art. 12, § 1º, deste Provimento, além do número de processos encaminhados aos NUPMECs/NUVMECs/CEJUSCs, processos com prioridade legal conclusos há mais de 100 (cem) dias e total de processos baixados definitivamente nos últimos 12 (doze) meses;

III – a análise de amostra com os processos sem sentença mais antigos na unidade, excluídos os processos de execução de título extrajudicial, com exceção de embargos à execução, se houver, com datas de distribuição e do último movimento;

IV – a análise de amostra com os processos por improbidade administrativa mais antigos na unidade, relacionados a ações civis públicas (jurisdição civil e fazendária) e a crimes contra a administração pública (jurisdição criminal);

V – os processos com liminar ou medidas cautelares pendentes de exame;

VI – as pendências relacionadas à última inspeção realizada pela Corregedoria Nacional de Justiça e pela Corregedoria local, indicando as medidas adotadas para o cumprimento das determinações e recomendações, bem como aquelas não cumpridas;

VII – os sinalizadores de retenção do fluxo processual, como processos suspensos aguardando decisão de IRDR, julgamento de recurso repetitivo ou com repercussão geral, audiências marcadas, realizadas, redesignadas ou canceladas, processos aguardando audiência, petições aguardando juntada ou leitura, existência de arquivo provisório ou similar em secretaria, existência de pré-conclusão, processos com carga às partes, intervenientes ou ao Ministério Público, cartas precatórias e mandados pendentes de cumprimento e sua forma de controle, existência de autos físicos, indicação de autos físicos extraviados e marcadores processuais das prioridades legais de tramitação;

VIII – a utilização de BI – Business Intelligence – para o controle e gestão das metas nacionais do CNJ, bem como as medidas adotadas em caso de não cumprimento;

IX – as declarações de suspeição ou de impedimento pelo magistrado;

X – a existência e identificação de promotores e defensores públicos atuantes na unidade;

XI – o fluxo de processos na unidade, com descrição da metodologia de trabalho na secretaria e no gabinete, do controle do tempo médio em cada tarefa, da gestão do acervo, da produtividade da equipe e da elaboração e revisão de minutas e de documentos;

XII – o atendimento ao público, inclusive por meio virtual;

XIII – o controle de acesso por servidores, estagiários e terceirizados a sistemas sensíveis, como BNMP, SISBAJUD e SEEU;

XIV – a identificação, entre servidores e magistrados, da existência de problemas de saúde física ou mental;

XV – a necessidade de treinamento/capacitação para servidores e magistrados;

XVI – a identificação de boas práticas e projetos desenvolvidos na unidade ou no tribunal;

XVII – as eventuais disparidades de alocação de recursos humanos e administrativos entre as unidades de competência similar;

XVIII – as informações eventualmente coletadas em trabalho de inteligência pela Assessoria de Correição e Inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça.

Art. 21 Os trabalhos de inspeção nas unidades judiciais de primeiro grau com competência criminal e Tribunal do Júri alcançarão, no que for aplicável, os aspectos listados no artigo anterior e os seguintes elementos:

I – o controle e sinalização de processos com réu preso;

II – o controle de prazo prescricional, com observância da Resolução CNJ n. 112/2010;

III – a realização de audiências de custódia, com observância da Resolução CNJ n. 213/2015;

IV – a correta alimentação do Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões – BNMP, com observância da aposição de informações obrigatórias, dos prazos referentes a mandados de prisão, alvarás de soltura e mandados de desinternação, bem como seu cumprimento, conforme Resolução CNJ n. 417/2021;

V – a expedição de guias de recolhimento, com observância da Resolução CNJ n. 113/2010;

VI – o controle do depósito e da destinação de armas de fogo e munições apreendidas, com observância da Resolução CNJ n. 134/2011;

VII – o cumprimento da Resolução CNJ n. 369/2021, dos arts. 318 e 318-A do Código de Processo Penal e da decisão proferida pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal nos HCsns. 143.641/SP e 165.704/DF, quanto à substituição da privação de liberdade de gestantes, mães, pais e responsáveis por crianças ou pessoas com deficiência;

VIII – a observância da Resolução CNJ n. 287/2019, quanto ao tratamento dispensado a acusados, réus e condenados indígenas;

IX – a observância da Resolução CNJ n. 348/2020, quanto ao tratamento dispensado a acusados, réus e condenados pertencentes à população LGBTQIA+;

X – o cumprimento da Resolução CNJ n. 414/2021, conforme os parâmetros do Protocolo de Istambul, acerca das diretrizes e dos quesitos periciais para a realização dos exames de corpo de delito nos casos em que haja indícios de prática de tortura e outros tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes;

XI – o controle de prazos de vencimento de benefícios penais;

XII – o perfil da pauta de audiências, considerando processos com réu preso e réu solto;

XIII – o controle dos prazos para a revisão de prisões preventivas (art. 316 do Código de Processo Penal);

XIV – as providências adotadas para movimentação de processos suspensos com fundamento no art. 366 do Código de Processo Penal;

XV – as sentenças de pronúncia, impronúncia e absolvição sumária, ao término da primeira fase em processos de competência do Tribunal do Júri;

XVI – as sessões plenárias do Tribunal do Júri realizadas, designadas e aguardando designação;

XVII – a existência de ações e projetos específicos de atendimento à mulher vítima de tentativa de feminicídio.

Art. 22 Os trabalhos de inspeção nas unidades judiciais de primeiro grau com competência em violência doméstica e familiar contra a mulher alcançarão, no que for aplicável, os aspectos listados nos artigos antecedentes e os seguintes elementos:

I – a existência de equipe multidisciplinar para o atendimento à unidade, com sua composição, disponibilidade e eventuais limitações;

II – a existência de Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e qual a forma de interlocução com a unidade, as formas de cooperação para a melhoria da prestação jurisdicional e capacitação de magistrados, servidores e colaboradores;

III – o cumprimento da Recomendação CNJ n. 105/2021 sobre prioridade na apreciação das hipóteses de descumprimento de medidas protetivas de urgência e atuação em rede, com o Ministério Público e os órgãos integrantes da Segurança Pública;

IV – a integração dos sistemas judiciais do tribunal com os das delegacias de polícia nos pedidos de medidas protetivas de urgência;

V – a forma de intimação e de realização de oitivas de vítima e agressor;

VI – o tempo médio de apreciação de pedidos de medida protetiva de urgência e do cumprimento dos mandados pelos oficiais de justiça;

VII – a existência de oficiais de justiça exclusivos para o juízo ou com capacitação em violência doméstica contra a mulher;

VIII – o uso de mecanismos de alerta disponibilizados a vítimas, como patrulha Maria da Penha, aplicativos de celular ou outros, a forma de acompanhamento dessas situações e critérios para o encaminhamento de casos;

IX – o atendimento de vítimas por delegacias especializadas, inclusive em regime de plantão;

X – o arquivamento de inquéritos nos últimos seis meses e as causas principais para a extinção;

XI – a utilização do Formulário de Avaliação de Riscos (Resolução Conjunta CNJ/CNMP n. 5/2020);

XII – a existência de políticas públicas municipais de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher;

XIII – a atuação dos demais integrantes do sistema de justiça, como Ministério Público e Defensoria Pública;

XIV – os projetos do tribunal, da unidade ou de outros integrantes do sistema de justiça voltados para a prevenção e atendimento psicológico ou médico a mulheres vítimas de violência;

XV – a forma de abordagem da mulher em situação de violência doméstica quando ela manifesta intenção de desistir de ou renunciar a direitos processuais;

XVI – o número de ações penais e autos de medida protetiva em curso;

XVII – o número de inquéritos arquivados e de ações penais extintas por prescrição nos últimos seis meses;

XVIII – os impactos decorrentes do EAREsp n. 2.099.532/RJ, Terceira Seção, julgado em 26/10/2022, no qual se definiu que, nas comarcas em que não houver vara especializada, compete ao juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher, onde houver, processar e julgar os casos em que são apurados crimes envolvendo violência contra crianças e adolescentes no âmbito doméstico e familiar, independentemente do gênero da vítima;

XIX – as ações e mudanças adotadas para dar cumprimento ao que se decidiu no EAREsp n. 2.099.532/RJ, Terceira Seção, julgado em 26/10/2022, caso tenha havido acréscimo significativo na distribuição de processos à unidade.

Art. 23 Os trabalhos de inspeção nas unidades judiciais de primeiro grau com competência em execução penal alcançarão, no que for aplicável, os aspectos listados nos artigos antecedentes e os seguintes elementos:

I – o número de apenados em regime fechado, semiaberto e aberto sob a jurisdição da unidade;

II – a existência de casa de albergado, colônia agrícola ou industrial e a forma como são cumpridas as penas nos regimes semiaberto e aberto;

III – a existência de dispositivos de monitoração eletrônica (tornozeleira) disponíveis ao juízo, o perfil dos presos que os utilizam, a adequação do número de equipamentos às necessidades da unidade e os possíveis aprimoramentos na logística de instalação e monitoramento do preso;

IV – o número de estabelecimentos penais sob responsabilidade do juízo, a realização de inspeções e a elaboração de relatórios (Resolução CNJ n. 47/2007);

V – as denúncias por maus-tratos e tortura e a forma de apuração;

VI – a existência de facções identificadas no sistema prisional, com suas principais lideranças;

VII – a presença de presos transferidos a presídios federais;

VIII – o número de presas, os regimes prisionais, os estabelecimentos penais específicos, a existência de berçários/creche e o fornecimento de material de higiene adequado a questões de gênero;

IX – as ações e projetos em curso relacionados ao “Programa Começar de Novo” (Resolução CNJ n. 96/2010);

X – a forma de execução de medidas de segurança e local de recolhimento em casos de medida de segurança de internação;

XI – os casos de desinternação condicional nos últimos seis meses e a forma de acompanhamento;

XII – a adequação da forma e do prazo de realização de exame criminológico;

XIII – a observância da Resolução CNJ n. 113/2010 quanto à emissão de atestado de pena a cumprir;

XIV – a existência de plantão judicial para que os beneficiados com a suspensão condicional do processo, a suspensão condicional da pena e o livramento condicional possam informar as atividades realizadas (Provimento CNJ n. 08/2010).

Art. 24 Os trabalhos de inspeção nas unidades judiciais de primeiro grau com competência em infância e juventude alcançarão, no que for aplicável, os aspectos listados nos artigos antecedentes e os seguintes elementos:

I – a existência de equipe multidisciplinar (arts. 150 e 151 do Estatuto da Criança e do Adolescente), com sua composição;

II – a presença de voluntários ou agentes de proteção disponíveis à unidade (comissários), com a descrição das atividades exercidas e a indicação das normas que disciplinam a atuação no âmbito do Tribunal;

III – a forma de articulação entre a unidade judicial e os demais integrantes das redes de proteção, como Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, órgãos assistenciais e de saúde e educação;

IV – a forma de fiscalização das unidades de acolhimento, os procedimentos instaurados e o registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em observância dos arts. 90 a 95 do Estatuto da Criança e do Adolescente;

V – a forma e prazo de comunicação da apreensão de adolescentes (art. 107 do Estatuto da Criança e do Adolescente), com indicação dos processos em que há internação provisória em curso na unidade;

VI – a observância do prazo de 45 (quarenta e cinco) dias para a internação provisória (art. 183 do Estatuto da Criança e do Adolescente) e as providências adotadas em caso de extrapolação sem conclusão do procedimento (art. 108 do Estatuto da Criança e do Adolescente e art. 1º da Instrução Normativa CNJ n. 2/2009);

VII – o cumprimento do prazo máximo de 3 (três) anos para a medida socioeducativa de internação ou a liberação do reeducando que tenha completado 21 (vinte e um) anos de idade, com a indicação de processos em que haja essa modalidade de medida;

VIII – a existência de sistemas digitais para o controle de medidas socioeducativas restritivas de liberdade;

IX – o acompanhamento, pela unidade, da execução de medidas socioeducativas e a forma de reavaliação periódica (art. 121, § 2º, do Estatuto da Criança e do Adolescente);

X – a forma e o prazo de reavaliação de acolhimento institucional e familiar (art. 19, § 1º, do Estatuto da Criança e do Adolescente e Provimento CNJ n. 118/2021);

XI – a forma, a periodicidade e a rotina de alimentação do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA);

XII – a análise do número de crianças e adolescentes acolhidos sem reavaliação, de processos de destituição do poder familiar em tramitação há mais de 120 (cento e vinte) dias e de processos de adoção em tramitação há mais de 240 (duzentos e quarenta) dias;

XIII – o correto cadastramento de CPF de crianças e adolescentes acolhidas, as habilitações à adoção expiradas, ou próximas de expirar, e as crianças e os adolescentes sem pretendentes para adoção nacional;

XIV – os pedidos de habilitação sem sentença;

XV – o serviço de acolhimento com extrapolação do número máximo de acolhidos;

XVI – os registros e o exame de autos de adoção internacional nos últimos 12 (doze) meses;

XVII – a realização de inspeções pessoais pelo magistrado nas entidades de atendimento a adolescentes em conflito com a lei, com o preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado pelo CNJ (Cadastro Nacional de Inspeções em Unidades e Programas Socioeducativos – CNIUPS).

Art. 25 Os trabalhos de inspeção nas unidades judiciais de primeiro grau com competência em falência e recuperação judicial alcançarão, no que for aplicável, os aspectos listados no art. 19 e a análise do controle e dos cadastros de:

I – administradores e peritos nomeados pelo juízo e critérios de escolha;

II – arrematantes.

CAPÍTULO V

DA INSPEÇÃO NAS UNIDADES JUDICIAIS DE SEGUNDO GRAU

Art. 26 Os trabalhos de inspeção em unidades judiciais de segundo grau observarão, no que for aplicável, os aspectos das inspeções em unidades de primeiro grau e os seguintes elementos:

I – Nos gabinetes de desembargadores e de juízes substitutos de segundo grau:

a) os órgãos fracionários que o magistrado integra;

b) os processos originários de que seja relator em tramitação no gabinete, com indicação daqueles sem decisão de mérito;

c) os processos com pedido de vista na unidade, com indicação do tempo transcorrido (Resolução CNJ n. 202/2015);

d) os procedimentos administrativos disciplinares de que seja relator, incluindo sindicâncias e outras classes destinadas a investigação prévia;

e) a existência de ações penais e de procedimentos investigativos de natureza criminal, de relatoria do inspecionado, envolvendo magistrados, em curso, julgados ou arquivados nos últimos 12 (doze) meses;

f) a participação em plantão judicial nos últimos 12 (doze) meses, com indicação da forma de designação, critérios de substituição, decisões concessivas de liminar e escolha de servidores;

g) o tempo de exercício de juízes substitutos de segundo grau, a forma e os critérios de convocação, com indicação dos regulamentos internos aplicáveis;

h) os concursos em andamento ou os realizados nos últimos 12 (doze) meses, caso o magistrado tenha participado da organização do certame, para ingresso na magistratura e provimento de cargos de servidores, com indicação do contrato com instituições privadas, se houver.

II – Nas secretarias de órgãos julgadores:

a) os processos aguardando remessa externa à origem, a instâncias superiores ou aos gabinetes; publicação; elaboração de expedientes; voto-vista; inclusão em pauta; sessão de julgamento; baixa de instâncias superiores; e certificação de trânsito em julgado;

b) a periodicidade das sessões de julgamento, os critérios para elaboração da pauta, o número médio de processos pautados por sessão e a média de processos julgados e adiados;

c) a forma de trabalho entre a unidade e os plantões judiciários.

Art. 27 A inspeção em gabinetes de desembargador ou de juízes substitutos de segundo grau será realizada pelo Corregedor Nacional de Justiça ou, em caso de delegação, preferencialmente, por magistrado com atuação em segundo grau de jurisdição.

CAPÍTULO VI

DA INSPEÇÃO NO SETOR DE PRECATÓRIOS

Art. 28 Os trabalhos de inspeção no setor de precatórios observarão, no que for aplicável, os aspectos das inspeções em unidades judiciais de primeiro grau e os seguintes elementos:

I – a metodologia de trabalho, com descrição do fluxo de procedimentos adotados desde a entrada do precatório até seu pagamento;

II – a estrutura e quadro de pessoal do setor responsável, conforme a Recomendação do CNJ n. 39/2012 e Resolução CNJ n. 303/2019;

III – a padronização do ofício precatório, conforme arts. 6º e 7º da Resolução CNJ n. 303/2019;

IV – a utilização de sistema eletrônico para recebimento, o processamento e o pagamento de RPVs pelos juízos da execução, com indicação do fluxo de pagamento e medidas adotadas em caso de inadimplemento;

V – a existência de listas separadas de ordens cronológicas dos entes devedores submetidos ao Regime Especial de Pagamento (art. 53, § 3º, da Resolução CNJ n° 303/2019);

VI – o fluxo dos procedimentos para casos de cessão, penhora ou compensação de créditos;

VII – o prazo médio entre a disponibilização do crédito pelo ente devedor e o efetivo pagamento;

VIII – os relatórios com indicação do regime de pagamento de cada ente devedor – geral e especial;

IX – a ordem cronológica atualizada de cada ente devedor no regime especial e geral;

X – a receita corrente líquida de cada ente devedor posicionado no regime especial utilizada no cálculo do respectivo percentual de comprometimento nos 2 (dois) últimos exercícios;

XI – o relatório da dívida consolidada de cada ente público em 31 de dezembro do último exercício;

XII – o relatório com o percentual de comprometimento mínimo e suficiente da receita corrente líquida relativo ao último exercício para cada ente devedor posicionado no regime especial;

XIII – os valores dos repasses mensal e anual previstos para o exercício atual de cada ente devedor posicionado no regime especial;

XIV – os planos anuais de pagamento homologados para os 2 (dois) últimos exercícios;

XV – o relatório em que constem os entes devedores posicionados no regime especial optantes pelo acordo direto;

XVI – os editais de acordo direto publicados nos últimos dois anos para chamamento dos credores interessados, com o fluxo do procedimento utilizado para a formalização do acordo e o acompanhamento do seu cumprimento;

XVII – os extratos das contas judiciais abertas para a realização de depósitos pelos entes devedores, sob responsabilidade do tribunal, compreendendo o último exercício financeiro;

XVIII – os pagamentos de precatórios efetuados pelo Tribunal no período de janeiro a dezembro do último exercício, relacionando-os com os precatórios incluídos no orçamento e os precatórios expedidos;

XIX – os pagamentos preferenciais efetuados nos últimos 2 (dois) exercícios, por ente devedor;

XX – os repasses efetuados pelos entes devedores, a partir de janeiro do exercício anterior até o último efetivado;

XXI – o demonstrativo do montante pago e a quantidade de beneficiários atingidos, nos últimos 2 (dois) exercícios;

XXII – a relação dos 20 (vinte) maiores precatórios pagos nos últimos 2 (dois) exercícios, na proporção de 70% de natureza comum e de 30% de natureza alimentar, com a indicação do índice de atualização monetária aplicado e apresentação da íntegra dos autos;

XXIII – o registro dos entes devedores inadimplentes com o tribunal nos regimes especial e geral, com indicação das medidas adotadas em caso de atraso no pagamento;

XXIV – o sequestro de verbas públicas para pagamento de precatórios nos últimos 2 (dois) exercícios;

XXV – os valores repassados ao Tribunal Regional do Trabalho e ao Tribunal Regional Federal;

XXVI – os atos normativos editados pelo tribunal relacionados à matéria constitucional de precatórios, bem como os relativos à criação do setor, designação de juízes, constituição de comitês e acordos de cooperação;

XXVII – a legislação local relacionada a precatórios, inclusive as que digam respeito a cessão de créditos e compensação tributária;

XXVIII – o contrato em vigor pactuado pelo tribunal e entidade financeira responsável pela administração e remuneração das contas especiais de precatórios;

XXIX – as atas de reuniões do Comitê Gestor das Contas Especiais realizadas nos últimos 2 (dois) anos;

XXX – as providências adotadas pelo tribunal para adaptar suas rotinas, procedimentos e sistemas à Resolução CNJ n. 303/2019.

CAPÍTULO VII

DA INSPEÇÃO NAS DEMAIS UNIDADES ADMINISTRATIVAS

Art. 29 Os trabalhos de inspeção nas demais unidades administrativas dos tribunais observarão, no que for aplicável, os aspectos das inspeções em unidades judiciais de primeiro grau e os seguintes elementos:

I – Diretoria-Geral:

a) a metodologia e rotinas de coordenação e supervisão da área administrativa por delegação da Presidência;

b) a ordenação e autorização de despesas.

II – Secretaria de Auditoria Interna:

a) a metodologia e rotinas de atividades de auditoria interna e consultoria;

b) a observância das normas emanadas do CNJ que regem o setor.

III – Secretaria de Gestão de Pessoas:

a) a metodologia de capacitação e avaliação de desempenho dos servidores;

b) os registros e documentos funcionais;

c) a folha de pagamento;

d) a seleção de terceirizados, concursos para servidores e rotina de admissão de pessoal;

e) a governança.

IV – Secretaria de Orçamento e Finanças:

a) a liquidação e pagamento de despesas;

b) o planejamento orçamentário.

V – Secretaria de Planejamento Estratégico e Estatística:

a) a metodologia e rotinas de definição do planejamento estratégico do órgão;

b) o acompanhamento de metas administrativas e judiciais;

c) a estatística e parametrização de sistemas e painéis de dados administrativos e judiciais;

d) a gestão de projetos, escritório corporativo, gestão de riscos, governança ou apoio à governança.

VI – Secretaria de Administração:

a) a gestão de contratos e elaboração de editais;

b) a instrução de procedimentos de licitação, comissão permanente, governança de contratações;

c) o fornecimento de serviços (engenharia, transporte, limpeza e conservação, e outros) e de materiais ao Tribunal (administração de depósitos de material de consumo e permanente);

d) o arquivo judicial e administrativo.

CAPÍTULO VIII

DA INSPEÇÃO NOS SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS

Art. 30 Os trabalhos de inspeção nos serviços notariais e de registro observarão, no que for aplicável, os aspectos das inspeções em unidades judiciais de primeiro grau e os parâmetros definidos no Plano de Trabalho de Execução das Atividades da Coordenadoria de Gestão de Serviços Notariais e de Registro, aprovado pela Portaria CN n. 53, de 15 de outubro de 2020 (art. 6º).

CAPÍTULO IX

DO RELATÓRIO DE INSPEÇÃO

Art. 31 Cada uma das equipes responsáveis pela inspeção nas unidades de primeiro e segundo graus elaborará relatório individualizado das atividades, que deverá conter:

a) a descrição das irregularidades encontradas e esclarecimentos eventualmente prestados pelos magistrados ou servidores;

b) as determinações dirigidas à Presidência e/ou à Corregedoria para solução dos achados identificados;

c) as recomendações dirigidas à Presidência e/ou à Corregedoria preventivas de erros e/ou que visem o aperfeiçoamento do serviço judicial;

c) as reclamações recebidas contra a secretaria do órgão ou magistrado durante a inspeção ou que tramitem na Corregedoria local;

d) as boas práticas identificadas durante os trabalhos;

e) quaisquer outros registros que considerar relevantes.

  • 1º Os documentos referentes aos relatórios elaborados por cada uma das equipes que realizaram os trabalhos de inspeção serão anexados à “Equipe Teams” da inspeção respectiva (ou plataforma equivalente em uso), em campo próprio, previamente definido pela Assessoria de Correição e Inspeção.
  • 2° Os relatórios a que se refere o caput desse artigo deverão ser concluídos e anexados, na forma especificada no §1°, no prazo de 10 (dez) dias úteis, contados a partir do dia de encerramento dos trabalhos de inspeção.
  • 3° Os relatórios a que se refere o caput deste artigo serão reunidos e consolidados pela Assessoria de Correição e Inspeção para formar o Relatório Final de Inspeção.

Art. 32 O Relatório Final de Inspeção será submetido ao Corregedor Nacional de Justiça para análise e manifestação acerca das determinações sugeridas pelas equipes que realizaram os trabalhos, na forma de Voto.

  • 1° O Voto elaborado pelo Corregedor Nacional de Justiça especificará as determinações sugeridas pela equipe de inspeção que foram aprovadas e fixará prazo para seu cumprimento.
  • 2° O Voto a que se refere o §1º, após a sua elaboração, será levado à consideração do Plenário do CNJ, juntamente com o Relatório Final de Inspeção, no prazo de 15 (quinze) dias do término dos trabalhos (art. 8º, inciso IX, RICNJ).

Art. 33 Se no curso dos trabalhos de inspeção forem identificadas, de plano, infrações disciplinares e, em sendo dispensável a sindicância, o Corregedor Nacional de Justiça, desde logo, poderá instaurar procedimento administrativo adequado às circunstâncias do caso concreto.

  • 1° O procedimento administrativo referido no caput deste artigo poderá ser proposto ao Corregedor pelo magistrado responsável pelos trabalhos de inspeção, caso sejam observados indícios de irregularidades graves e que demandem resposta imediata, independentemente da conclusão do relatório de inspeção da unidade respectiva.
  • 2º Instaurado procedimento referido no caput deste artigo e no §1º, constará no Relatório Final da Inspeção a irregularidade identificada e as providências adotadas.

Art. 34 As determinações decorrentes da inspeção serão dirigidas, preferencialmente, à Presidência e à Corregedoria-Geral do tribunal inspecionado, de modo a racionalizar o acompanhamento de seu cumprimento.

Parágrafo único. Para acompanhar o cumprimento das determinações aprovadas pelo Plenário do CNJ, serão instaurados pedidos de providência. Para cada órgão do tribunal para o qual foram dirigidas determinações será instaurado um procedimento específico.

CAPÍTULO X

DA CORREIÇÃO

Art. 35 Aplicam-se à correição, no que couber, as disposições referentes à inspeção, inclusive quanto à elaboração do respectivo relatório, com os acréscimos deste capítulo.

Art. 36 Havendo necessidade de oitiva de pessoas previamente indicadas, a portaria de instauração da correição determinará à Presidência do tribunal as seguintes providências:

I – a disponibilização de sala adequada para as oitivas, com equipamento que dê acesso à internet, que disponha de captação de som e de imagem e possibilidade de transmissão e gravação do ato;

II – a intimação para que compareçam presencialmente na data e hora assinaladas, e se necessário, mediante transporte fornecido pelo órgão, cuidando da incomunicabilidade das pessoas que serão ouvidas, inclusive com recolhimento de aparelhos celulares, ou, no caso de absoluta impossibilidade de comparecimento, que sejam inquiridas por videoconferência, observadas, quando for o caso, as prerrogativas inerentes à magistratura (LOMAN, art. 33, inciso I);

III – a permissão de acesso de magistrados e servidores da Corregedoria Nacional às unidades objeto de correição, no horário e data indicados, acompanhados, se for necessário, de servidor do tribunal;

IV – a indicação de servidores de outros setores para que forneçam documentos, sigilosos ou não, requisitados pela equipe de correição da Corregedoria Nacional (arts. 8º, inciso I, e 55 do RICN).

Parágrafo único. Caso seja conveniente à instrução processual, independentemente de nova determinação do Corregedor Nacional, poderão ser ouvidas outras pessoas referidas nas oitivas previamente designadas, a critério do magistrado coordenador da correição.

CAPÍTULO XI

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 37 Consideram-se sob inspeção ou correição as unidades visitadas até que o respectivo relatório ou procedimentos delas decorrentes sejam julgados pelo Plenário do CNJ.

Parágrafo único. Até a aprovação do relatório final da inspeção e respectivo voto pelo Plenário do CNJ, o tribunal inspecionado deve manter o acesso da equipe de inspeção ou correição aos seus sistemas de dados judicial e administrativo, podendo qualquer magistrado auxiliar, independentemente de despacho do Corregedor Nacional, solicitar informações, documentos, relatórios ou auditorias dos órgãos responsáveis no tribunal, que digam respeito ao objeto de investigação.

Art. 38 Os casos omissos e as dúvidas surgidas na aplicação deste provimento serão solucionados pelo Corregedor Nacional de Justiça, no âmbito de sua competência, ou pelo Plenário do CNJ, nos demais casos.

Art. 39 Este provimento entra em vigor na data de sua publicação.

Ministro LUIS FELIPE SALOMÃO

Corregedor Nacional de Justiça

Fonte: DGJe CNJ

Mais notícias

CNJ anuncia as Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2024 -

Artigo – Tabelião de protesto como agente de execução extrajudicial – Por Leonardo Dalto Romero -

Parcela Express garante repasse de valores rápido para cartórios -

Artigo – O contrato de contragarantia como título executivo extrajudicial – Por Gustavo de Medeiros Melo -

Migalhas – Um homem leigo e seus temores – Seção “Tudo é verdade e dou fé” – Por Sérgio Jacomino -

Presidente do IEPTB-SP participa do 3º Congresso ABRASFEC e 16º Simpósio do SINFAC-SP -

Reconhecimento da prescrição impede cobrança judicial e extrajudicial da dívida -

Capacitação apresentou ferramenta de correição on-line de atividade de protesto de títulos -

Artigo – Cobrança extrajudicial e prescrição da dívida: o que impacta na rotina das empresas? -

Artigo – Para STJ, reconhecimento da prescrição impede cobrança extrajudicial do débito -

Marco Legal das Garantias: André Abelha faz panorama das atualizações -

Intimação do devedor fiduciante sobre data do leilão só se tornou obrigatória após 2017 -

Livro de Eduardo Kelmer destaca a regulação da atividade notarial e registral -

Corregedoria Nacional detalha regras para realização de inspeções e correições em tribunais e cartórios -

Câmara dos Deputados realizará Sessão Solene no Dia Nacional do Notário e do Registrador -

Artigo - Retomada extrajudicial de imóveis: o que muda com a recente decisão do STF -

Treinamento de notários e registradores impacta na identificação de operações suspeitas -

Atuação eficiente dos cartórios impacta combate ao crime organizado, afirma corregedor nacional -

Marco das garantias promove segurança jurídica, dizem especialistas -

Artigo - Marco Legal das Garantias. A mora do devedor impõe a consolidação da propriedade? -

Evento discute atuação dos cartórios no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo -

Comissão aprova permissão para que interpelação extrajudicial seja feita por meios eletrônicos -

Marco Legal das Garantias deve estimular crédito imobiliário e reduzir juros -

CNJ confere a parturiente nova data para prova de concurso de cartório -

Migalhas realiza o seminário online “Desvendando o Marco Legal das Garantias” -

Advogado explica mudanças trazidas pelo marco legal das garantias -

Marco Legal das Garantias: uma oportunidade para reduzirmos os juros – Por André Gomes Netto -

Mesmo com vetos, setor financeiro elogia sanção do novo marco de garantias -

Lavagem de dinheiro e combate ao terrorismo: atuação de cartórios é tema de seminário -

STF fixa prazo para troca de substitutos de titulares de cartório por servidores concursados -

Seminário debate papel dos cartórios no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo -

É possível penhorar participação em sociedade limitada unipessoal para pagamento de credor particular -

Comissão discute avanços tecnológicos digitais com representantes de cartórios -

Parcela Express oferece solução de pagamento de contas para cartórios -

Constituição é responsável por 35 anos de estabilidade institucional, diz presidente do STF -

Marco legal das garantias trará benefícios, avaliam especialistas -

Artigo – Protesto, prescrição e decisão judicial – por João Peixoto Garani -

A importância do relatório de impacto à proteção de dados na LGPD -

Por que fazer um pacto antenupcial? -

Encontro de corregedores debate melhorias para o serviço cartorário -

A importância da advocacia extrajudicial para desafogar o Judiciário – Por Hebert Resende Bias -

Constituição Federal determinou papel do CNJ na defesa dos direitos fundamentais -

Encontro de corregedores debate melhorias para o serviço cartorário -

Prêmio Corregedoria Ética vai reconhecer desempenho e boas práticas na atividade correicional -

Pilar da democracia, Constituição Federal completa 35 anos -

Câmara aprova marco legal das garantias de empréstimos -

Artigo – Possibilidade de desjudicialização da busca e apreensão de bens móveis – Por Cristiane Cavalcanti de Magalhães -

Corregedoria Nacional faz capacitação sobre correição on-line extrajudicial -

Ministro Luís Roberto Barroso toma posse na presidência do STF e do CNJ -

Barroso assume Presidência do STF com defesa da conciliação nacional -

Novo presidente do STF: Barroso explica quais serão os eixos de sua gestão -

Em última sessão no CNJ, Rosa Weber destaca trabalho para dar voz às minorias e defender a democracia -

Artigo – Os precedentes judiciais vinculantes aplicam-se à atividade notarial e registral? Uma análise à luz dos arts. 985, §2º e 1.040, IV, do CPC/15 -

Dívida prescrita: Fundo não indenizará devedor por diminuição de score -

STJ autoriza penhora de ações de empresa devedora em recuperação judicial -

Artigo – O marco legal das garantias e a ressurreição da proscrita hipoteca – por Mauro Antônio Rocha -

Comissão aprova projeto que cria serviço social para empregados de cartórios -

Informativo de Jurisprudência do CNJ trata das novas regras nas Resoluções CNJ nº 81/2009 e 203/2015 para as cotas raciais em concursos do Poder Judiciário -

Artigo – Condomínio versus credor fiduciário: um falso conflito – Luanda Backheuser -

Parcela Express oferece principais meios de pagamentos do mercado para cartórios -

Utilização de cópia de RG não comprova violação à LGPD, decide juíza -

Para evitar golpes, cartórios têm serviço de notificação de dívidas -

Valor Econômico – Cartório de Protesto resolve 60% dos protestos em 3 dias -

Para evitar golpes, Cartórios lançam serviço de notificação de dívidas -

STF fixa prazo para interinidade de não concursado em cartório -

Quem recebe até 5 salários mínimos tem renda totalmente impenhorável, diz TJ-SP -

Corregedoria Nacional investiga possível esquema que burla cadastros de inadimplentes -

Correio Braziliense – Novo Refis: GDF envia à CLDF programa de incentivo à regularização de dívidas -

Corregedoria Nacional publica consolidação de normas para serventias extrajudiciais -

CNJ ajusta normas para cotas raciais em concursos para magistratura e serventias -

Provimento N° 149 institui o Código Nacional de Normas da Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça -

Senado cria comissão de juristas para atualizar o Código Civil -

Artigo – Cobrança judicial de dívida garantida por alienação fiduciária de imóvel: Um diálogo do Direito Civil com o processo civil – por Carlos Eduardo Elias de Oliveira -

Resolução n. 516/2023 do CNJ veda o estabelecimento de nota de corte ou qualquer espécie de cláusula de barreira para os candidatos negros na prova objetiva seletiva -

CCJ aprova ampliação do prazo de suspensão de dívida quando não forem localizados bens do devedor -

Solução de Consulta trata da dedutibilidade de pagamento de aluguel de bens móveis e utensílios por titulares de serviços notariais e de registro na apuração do IRPF -

É possível penhorar bens do cônjuge do devedor para quitar dívida, diz STJ -

Ministro Luís Roberto Barroso é eleito próximo presidente do STF -

Três anos da LGPD: especialistas avaliam avanços e desafios -

Juiz declara fraude à execução na dação em pagamento pós penhora de imóvel -

STJ: Notificação basta para comprovar mora em alienação fiduciária -

Comissão aprova MP do salário mínimo e inclui correção da tabela do IR -

Artigo – Selo Nacional da Desjudicialização e seu papel para desobstruir a Justiça – Por Diego de Paiva Vasconcelos -

Concursos Cartórios 2023: veja as seleções abertas e previstas -

Enquanto não ocorre alienação do bem penhorado, credor pode pedir adjudicação a qualquer tempo -

TJ/SP: Dívida prescrita não pode ser cobrada extrajudicialmente -

Artigo – Documentos digitais e o rol dos títulos executivos extrajudiciais – por Paulo Henrique Gomiero -

Parcela Express oferece soluções personalizadas para cartórios de protestos -

Informativo de Jurisprudência do STJ destaca execução de título executivo extrajudicial -

Depósito judicial decorrente de penhora não isenta executado de mora, diz TJ-SP -

Provimento n. 147 do CNJ dispõe sobre a política permanente de enfrentamento à violência contra a mulher e adota protocolo envolvendo notários e registradores -

Protocolo prevê ações de enfrentamento à violência de gênero praticada por magistrados e servidores -

Lei estende atendimento prioritário a autistas, pessoas com mobilidade reduzida e doadores de sangue -

Ao lançar primeira Constituição em língua indígena, presidente do STF destaca momento histórico para o Brasil -

Artigo – Exigência de Certidão Negativa de Débitos Tributários para recuperação judicial – Por Patrícia Frizzo -

Credor individual de herdeiro não tem legitimidade para pedir habilitação em inventário, decide Terceira Turma do STJ -

“Os Cartórios de Protesto possuem uma importância indiscutível para a sociedade” -

Artigo – Empréstimo de capital com garantia imobiliária entre particulares – Por Marcos Coelho -

TJ/SP valida assinatura digital de empresa não credenciada ao ICP -

Correção de créditos na recuperação judicial pode ter critério diverso da lei, desde que expresso no plano -

Consepre recomenda uso dos cartórios extrajudiciais para cumprimento de atos de comunicação processual -

Emenda sobre desjudicialização é retirada do Marco Legal das Garantias para mais debates -

Marco das Garantias é aprovado sem normas para desjudicialização -

Parcela Express alcança a marca de 2.500 cartórios atendidos no Brasil -

Informativo de Jurisprudência do CNJ – Nova alteração na Resolução CNJ n. 81/2009, que trata dos concursos públicos de provas e títulos para a outorga das Delegações de Notas e de Registro -

CNJ rejeita projeto de Lei que cria Conselhos de Notários e Registradores -

CAE adia para esta quarta a votação do Marco Legal das Garantias -

Artigo – A desjudicialização executiva de volta à tona: Breves comentários sobre a recente emenda apresentada ao PL 4.188/21 – por Márcio Carvalho Faria -

Alterada Resolução que dispõe sobre os concursos públicos de provas e títulos, para a outorga das Delegações de Notas e de Registros, e minuta de edital -

Artigo – À segurança jurídica apelidaram-na “atraso”: a transformação notarial e registral em tempos de modernidade líquida – por Lucas Furlan Sabbag -

“O grande benefício do Protesto é a rápida recuperação do crédito” -

Gestão de pessoas é fundamental para um ambiente de trabalho saudável e produtivo -

Anoreg/BR abre as inscrições para o PQTA 2023 -

Portaria Presidência n. 167/2023 altera a composição dos membros da Comissão de Concurso Público para Outorga de Delegações de Notas e de Registro de Alagoas -

STJ: Seguro-garantia substitui penhora mesmo com oposição do credor -

Pessoas que já podem limpar o nome em Cartórios de Protesto de SP é destaque na mídia paulista -

Credor pode consultar INSS e Ministério do Trabalho sobre verbas do devedor, diz STJ -

CNJ avalia resultados e inicia formulação de Metas Nacionais para 2024 -

Artigo – Cartórios e inteligência artificial: uma realidade do século XXI – Por Miguel Rocha Junior -

Contribuições sobre consolidação de normas para cartórios são recebidas até 19/6 -

Titular de cartório não é obrigado a pagar contribuição salário-educação, decide STJ -

“Nosso Sistema de Justiça não pode centrar-se apenas no Poder Judiciário” -

Artigo – LGPD exige distinção entre a publicidade notarial e a publicidade registral – por Karin Regina Rick Rosa -

Marco Legal de Garantias seguirá sem a penhora do bem familiar, afirma relator -

Projeto permite que aviso a devedor seja feito por meios eletrônicos -

Artigo – A classificação do crédito com hipoteca judiciária na falência e na recuperação judicial – uma falsa questão – por Carlos Alberto Garbi -

Instalada a Comissão de Proteção de Dados da Corregedoria -

Projeto cria ordem de gradação para penas aplicadas a notários e oficiais de registro -

“O Protesto é um instrumento de resolução de conflitos” -

e-Notariado: 3 anos da plataforma que digitalizou atos notariais -

91º ENCOGE encerra com a divulgação da Carta de Porto Alegre -

Sem documentos de devedor, cálculo de credores deve ser reconhecido, diz STJ -

“A CENPROT foi desenvolvida para atender a todos os cidadãos” -

Informativo de Jurisprudência do STJ destaca execução de decisão do CNJ pelos Tribunais de Justiça -

Portaria do CNJ cria a Comissão de Proteção de Dados -

Artigo – Série: Terminologias notariais e registrais – Parte V – “Extrajudicialização”: o fenômeno da desjudicialização com nome certo – por Jean Karlo Woiciechoski Mallmann -

Configura fraude à execução fiscal a alienação de imóvel após a inscrição do débito em dívida ativa -

Anulado leilão de imóvel por falta de intimação pessoal de devedora -

Corregedoria Nacional abre consulta pública sobre consolidação de normas para cartórios -

III Jornada de Direito Processual Civil já recebe propostas de enunciados -

Parcela Express: mais praticidade e segurança para as transações dos cartórios -

Corregedoria Nacional de Justiça abre consulta pública sobre o Código de Normas Nacional -

Link CNJ discute proteção de dados nos cartórios -

“Os Cartórios de Protesto estão preparados para atuar como agentes de execução” -

Artigo – Série: Terminologias notariais e registrais – Parte IV – O notariado e a registratura – por Jean Karlo Woiciechoski Mallmann -

Artigo – STJ veta quitação de dívida após consolidação da propriedade pelo credor – Por Danilo Vital -

IEPTB/RS recebe Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul -

Artigo – Série: Terminologias notariais e registrais – Parte III – Os tipos de cartório e a república federativa das nomenclaturas – por Jean Karlo Woiciechoski Mallmann -

CN-CNJ alerta Serventias Extrajudiciais para cumprimento do Provimento n. 24/2012 -

Cibercriminosos utilizam nome de órgãos públicos para aplicar golpes -

Cartórios e inteligência artificial: uma realidade do século XXI -

Documento assinado digitalmente por meio de entidade não credenciada à ICP-Brasil é válido, decide TJSP -

Artigo – Série: Terminologias notariais e registrais – Parte II – Digam ao povo que o nome certo é notário ou registrador -

IEPTB participa do lançamento da Frente Parlamentar do Serviço Notarial e Registral -

Artigo - Série: Terminologias notariais e registrais - Parte I - Quem tem culpa no "cartório"? - Jean Mallmann -

Serviço de Cartório: Conheça a história do Cartório no Brasil, sua importância e os 10 serviços mais utilizados -

Em sessão da OAB, ministro Salomão apresenta trabalho à frente da Corregedoria Nacional -

Empresa de tecnologia financeira para cartórios oferece integração via API -

ANPD esclarece dúvidas sobre a atuação do Encarregado e a emissão de selos de conformidade com a LGPD -

TJ/SP: Dívida prescrita não pode ser cobrada em via administrativa -

Artigo – Mais segurança jurídica, mais qualidade e menos quantidade no Coaf – Por Pierpaolo Cruz Bottini -

Informativo de Jurisprudência do STJ destaca execução de título extrajudicial -

Artigo – O financiamento dip na recuperação extrajudicial – Por Fabiana Solano -

Ameaças a bancos de dados de cartórios motivam debate por mais segurança -

STJ: Cabe ao credor fiduciário comprovar a venda do bem apreendido -

“Os Cartórios são, de fato, instituições confiáveis” -

Provimento n.139/23 define regras de funcionamento para o SERP – Por Miguel Rocha Junior -

Proposta prevê reajuste anual de taxas cobradas pelos cartórios -

Corregedoria promove seminário “A LGPD nos Cartórios” nesta quinta-feira (30/3) -

Credor não é obrigado a aceitar penhora de bem em vez de ativos -

Projeto de Resolução do Senado institui a Frente Parlamentar do Serviço Notarial e Registral -

“A atividade dos Cartórios de Protesto sempre existirá” -

Artigo – LGPD nos cartórios: aspectos práticos das auditorias para gestão de operadores – Por Daniel Ribeiro dos Santos -

Corregedoria Nacional divulga Parecer sobre adequação da divulgação das receitas extrajudiciais à LGPD -

Protesto de cheques em Cartórios de SP é destaque na mídia paulista -

“A eficácia da desjudicialização é cristalina” -

CNJ promoverá seminário “A LGPD nos Cartórios” no dia 30 de março -

CJF disponibiliza página com cadernos de enunciados aprovados nas Jornadas de Direito -

Artigo - LGPD e o Regulamento de Dosimetria das Sanções Administrativas -

Artigo - A responsabilidade dos notários e registradores à luz da legislação trabalhista – Por Valdeliz Pereira Lopes -

Recuperação de crédito: como utilizar os sistemas conveniados ou particulares – Por Sérgio Jacob Braga e Kelly Suzanne Fonseca -

“Temos que ter alma digital” -

Corregedoria Nacional vai consolidar normativos para cartórios de notas e registros -

Portaria institui Grupo de Trabalho para Consolidar Provimentos da Corregedoria Nacional de Justiça sobre Foro Extrajudicial -

Segunda edição da e-Revista debate uniformização regulatória registral e notarial pelo CNJ -

Artigo - A responsabilidade civil dos cartórios e o Tema 777 do STF* – Por André Abelha -

Parcela Express recebe nova certificação de proteção de dados -

Comissão da OAB aprova 'Selo de Desjudicialização' para incentivar boas práticas -

Artigo - O provérbio hindu e o PL 6204/2019: Novos caminhos para a execução – Por Rosalina Moitta Pinto da Costa e João Vitor Mendonça de Moura -

Pais não respondem por dívida se terceiro contratou estudos -

IEPTB assina Manifesto da OAB em Defesa da Democracia entregue ao Supremo -

Corregedoria Nacional regulamenta Serviço Eletrônico de Registros Públicos -

Provimento CNJ nº 139/23 regulamenta o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp), Operadores e Fundos de Registros Públicos -

Protestar Dívidas em Cartórios do Rio de Janeiro fica 50% mais barato em 2023 -

Portaria Nº 7/CNJ, de 31 de janeiro de 2023, nomeia integrantes do Conselho Consultivo do ONR -

Aumento no cancelamento de dívidas em São Paulo pelos Cartórios de Protesto é destaque na mídia paulista -

Avise-Me!, novo serviço dos Cartórios de Protesto de SP, é destaque na mídia paulista -

Resolução CD/ANPD nº 3 institui o Comitê de Governança Digital da Autoridade Nacional de Proteção de Dados -

Tendências tecnológicas para 2023 – Parte II – Por Miguel Rocha Junior -

e-Revista debate uniformização regulatória registral e notarial pelo CNJ -

Conciliar É Legal: CNJ divulga resultado preliminar de produtividade em conciliação -

Divulgada lista de habilitados para audiência pública sobre Sistema Eletrônico dos Registros Públicos -

STJ atualiza tabela de custas judiciais a partir de 1º de fevereiro -

Artigo: Breves reflexões sobre o art. 10, do marco civil da internet - lei 12.965/14 – Por Laura Porto -

Artigo: Dilemas da privacidade na digitalização dos serviços registrais – Por Alexandre Gonçalves Kassama -

Coordenação das Metas do CNJ realiza primeira reunião de 2023 -

O marco digital dos cartórios e o sistema eletrônico de registros públicos - Por Luis Felipe Salomão e Daniela Pereira Madeira -

STJ abre ano judiciário no dia 1º de fevereiro, com sessão da Corte Especial -

Titular de cartório não tem de pagar salário-educação, define Segunda Turma -

Mais de 2.000 cartórios utilizam a Parcela Express -

CNJ divulga calendário de sessões do primeiro semestre de 2023 -

Soft Law e Direito Privado Estrangeiro: fontes úteis aos juristas brasileiros - Por Carlos Eduardo Elias de Oliveira -

Análise do Recurso Especial Nº 1.951.456 - RS (2021/0237299-3) - O afastamento da aflição gnoseológica hermenêutica para aplicação da concreção híbrida biprocessual - judicial e extrajudicial - A simbiótica relação extrajudiciária -

Edital do concurso para cartórios de Alagoas será reaberto em breve -

Manual de Direito Notarial: da atividade e dos documentos notariais – Quinta Edição -

Retrospectiva das principais decisões do STJ - Por Giselle Farinhas -

Artigo: O que muda com a chegada da lei federal 14.382? – Por Guilherme Dolabella e Samili Woichekoski -

"O filho concebido por inseminação artificial homóloga post mortem possui direito como sucessor no ordenamento jurídico brasileiro?" - Por Guilherme Dolabella e Samili Woichekoski -

Sancionada lei que estabelece CPF como número único de identificação -

Artigo: Direito registral - Inovações trazidas pela lei 14.382/22 – Por Vitor Hugo Lopes -

CPF será número único de identificação do cidadão, determina lei sancionada -

Código Civil que 'já nasceu velho' completa 20 anos à espera de atualização -

CPF como registro único: entenda o que muda com a nova lei -

ConJur - Inscrições para audiência sobre sistema eletrônico de registros vão até 15/1 -

Lei Federal nº 14.534/23 estabelece o CPF como número suficiente para identificação do cidadão em bancos de dados de serviços públicos -

Desembargador Rotondano é empossado Presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE) -

IEPTB participa de comitiva da Anoreg/BR recebidos pelo Papa Francisco no Vaticano -

Dicionário Notarial e Registral -

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais apresenta a obra "Direito Digital" -

Artigo - As sete ondas renovatórias de acesso à Justiça e a Defensoria Pública - Por Marcos Martins de Oliveira -

Diretoria do Colégio de Corregedores de Justiça toma posse em evento no TJDFT -

Curso de Pós-Graduação em Direito Notarial e Registal 2022/2023 – Professor Doutor Manuel Henrique Mesquita (2º Módulo) -

SERP: inscrições para Audiência Pública promovida pelo CNJ devem ser feitas até 15 de janeiro -

Nova tabela de custas judiciais e extrajudiciais entra em vigor -

Pesquisa aponta que Cartórios brasileiros são a instituição com maior confiança -

Associados do IEPTB podem baixar o material de divulgação da Pesquisa Datafolha 2022 -

TJDFT sedia posse da nova diretoria do Colégio de Corregedores de Justiça -

Uniformização regulatória da atividade registral e notarial pelo Conselho Nacional de Justiça realizada por meio de atos normativos primários -

Artigo: Retrospectiva de 2022 no Direito Notarial e Registral – Por Vitor Frederico Kümpel e Natália Sóller -

Artigo - 2023: A Gente se vê nos Cartórios - Por Arthur Del Guércio Neto -

Datafolha aponta que Cartórios brasileiros são a instituição mais confiável do Brasil -

Mais da metade da população prefere que passaportes sejam emitidos pelos cartórios, diz Datafolha -

Artigo - Diferença entre cybersegurança e segurança da informação - Por Miguel Rocha Junior -

Artigo - Tendências tecnológicas para 2023 - Por Miguel Rocha Junior -

Artigo - O impacto das serventias e procedimentos extrajudiciais para a redução do quadro de (hiper)judicialização no Brasil -

“Precisamos pensar em instituições inclusivas”, afirma ministro Vieira de Mello sobre aperfeiçoamento da Resolução nº 81, de 2009 -

Congresso rejeita veto presidencial à Lei dos Registros Públicos -

Publicada no Diário Oficial da União a parte vetada da Lei que dispõe sobre o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp) -

Lei do Cartório Digital completa seis meses. Saiba como adequar seu cartório à legislação -

Inscrições abertas para audiência pública sobre Sistema Eletrônico de Registros Públicos -

Provimento n. 138 do CNJ torna indeterminado o prazo de vigência de provimentos publicados em virtude da Covid-19 -

Novas regras para concursos de tabeliães estão em discussão no Link CNJ -

Artigo: Obstáculos para a legislação de falência do Brasil se tornar mais efetiva - Por Elaine Ferreira da Silva -

CENPROT-SP passa a integrar a Plataforma Gov.br -

Artigo: A necessidade de recuperação do consumidor superendividado para o mercado empresarial - Por João Rodrigues Filho e Mônica Di Stasi -

Corregedoria Nacional reafirma compromisso com qualidade de serviço extrajudicial -

Artigo: 8 de dezembro, dia da Justiça - Por Luis Felipe Salomão, Caroline Somesom Tauk e Daniel Vianna Vargas -

Artigo - LGPD nos cartórios: quando publicidade e privacidade andam lado a lado -

Artigo: Existe um mínimo existencial? - Por Matheus Corrêa de Melo -

Campanha Indicou, Fechou, Ganhou: indique a Parcela Express para outros cartórios e ganhe Pix gratuito -

Cartórios de Protesto registram alta no cancelamento de dívidas em São Bernardo -

Artigo: A arbitragem e o Direito das empresas em dificuldade - Por Márcio Souza Guimarães -

Comissão aprova projeto que cria serviço social dos empregados de cartórios -

Artigo: Notas sobre a atividade notarial e registral e o STF - Por Érika Silvana Saquetti Martins e Robson Martins -

Artigo - Aspectos importantes sobre o papel do encarregado de proteção de dados pessoais (DPO) em cartórios - Por William Rocha -

Portaria do CNJ altera portaria que cria Grupo de Trabalho para elaboração de estudos e propostas para o funcionamento do Sistema Eletrônico de Registros Públicos (Serp) -

Aprovadas metas e diretrizes para corregedorias de Justiça em 2023 -

Informativo de Jurisprudência do STJ destaca concurso de remoção para notários e registradores -

Brasil é um dos líderes mundiais na digitalização de serviços públicos -

Cartórios de Protesto registram aumento de 33% no cancelamento de dívidas em SP -

Corregedorias gerais devem prestar informações sobre adequação à LGPD -

Portaria do CNJ altera portaria que institui Grupo de Trabalho para apresentar propostas voltadas ao enfrentamento da litigância predatória associativa -

CNJ oferece curso sobre Lei Geral de Proteção de Dados -

Artigo - Encarregado de cartório na LGPD e no Provimento 134/22 do CNJ - Por William Rocha -

Parcela Express disponibiliza e-book com procedimentos para cartórios adequarem-se à LGPD -

Artigo - O desafio da adequação à LGPD nos cartórios - Por Alexander Coelho -

PL que altera Lei do Protesto tem aprovação pela CDEICS da Câmara dos Deputados -

Artigo - O desafio de interligar o Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP) - Por Miguel Rocha Junior -

Artigo - Cartórios em dia com a sociedade - Por José Renato Nalini -

Artigo - Responsabilidade dos notários: o melhor de dois mundos - Por Celso Bruno Tormena -

Resolução 478/2022 do CNJ altera Resolução 81/2009, que dispõe sobre os concursos públicos para a outorga das Delegações de Notas e de Registros -

Artigo: O impacto das novas tecnologias na celebração de documentos públicos e particulares - Por Paulo Henrique Bione e Joyce Horrana da Silva -

Artigo - Publicidade e proteção de dados: valores constitucionais resguardados pela atividade notarial e registral – Por Silmar Lopes -

Artigo - BlackCat: ataques de ransomware do grupo tem atingido grandes empresas. Como se proteger deles? - Por Miguel Rocha Junior -

Receita oferece até 70% de desconto em dívidas tributárias; veja se você se enquadra -

Prescrição pode ser interrompida uma única vez, reafirma STJ -

Artigo - QuitaPGFN: pagamento de débitos com saldos de prejuízo fiscal – Por João Amadeus Santos e Natália Machado Ribeiro -

Execução deve ser suspensa enquanto devedor busca conciliação com credores -

Artigo - Começa a contagem regressiva para cartórios se adequarem à LGPD - Por Adalberto Fraga Veríssimo Junior, Luiza dos Anjos Lopes Licks e Luiz Sérgio Miranda Silva Urtubeny Filho -

Candidato deve estar a dois anos em cartório atual para concorrer à remoção -

STF mantém decisão que garantiu cobrança do ISS sobre as receitas dos cartórios do Município do Rio -

Titulares e funcionários de cartório passam a ter documento de identidade funcional -

Corregedoria prorroga autorização a cartórios para praticar atos em meio eletrônico -

CNJ democratiza acesso a concursos para cartórios de notas e de registro -

Pagamento eletrônico nos cartórios: saiba como se adequar à Lei nº 14.382/22 com a Parcela Express -

Artigo - O papel dos cartórios na desjudicialização de serviços no Brasil - Por Rogério Portugal Bacellar -

Novo corregedor nacional de Justiça afirma que a Corregedoria vai cumprir o papel de modernizar a atividade extrajudicial -

Provimento n. 136/2022 - Altera, revoga em parte e prorroga o prazo de vigência de provimentos em decorrência da pandemia de Covid-19 -

CONVOCAÇÃO IEPTB-MT - Assembleia Geral Ordinária -

Inscrições esgotadas para o 18º Encontro Convergência -

Vem aí o 18º Encontro Convergência -

NOTA DE PESAR - DOCILIA MARÇAL FREIRE -

Convocação: Assembleia Geral Extraordinária 29/04/22 -

Estudo de impacto jurimétrico aplicado à desjudicialização da execução civil - Análise do PL 6.204/19 -

JURIMETRIA, ADVOCACIA E A ATIVIDADE ECONÔMICA BRASILEIRA -

NOTA DE FALECIMENTO - WILLIAM GOMES DE MORAIS -

NOTA DE FALECIMENTO - AUGUSTO NARDELLI PINTO -

Seminário: como reduzir o custo do crédito brasileiro -

Convocação: Assembleia Geral Virtual (28/06/2021) -

NOTA DE FALECIMENTO - Antonio Carlos Leite Penteado -

Candidatos do Republicanos, em Caxias, protocolam documento em cartório para garantir cobrança -

Acesso ao PJeCor é tema de treinamento para representantes de cartórios no Acre -

1º Tabelionato de Protesto e Títulos de Goiânia conquista certificações em compliance e antissuborno -

PIX: veja perguntas e respostas sobre o novo sistema de pagamentos -

GOV – Presidente Bolsonaro sanciona lei visando ampliar o uso de documentos eletrônicos -

Alta procura por serviços digitais surpreende tabeliães de cartórios de Pernambuco -

Cartórios no Mato Grosso retomam atendimento presencial na próxima semana -

Senado aprova Maria Thereza Moura para Corregedoria Nacional -

PGE alerta contribuintes via SMS sobre débitos em dívida ativa -

Cartórios do ES registram acúmulo de protestos pagos, mas não cancelados -

MUDANÇA EM LEI FACILITA DEDUÇÃO DE DÍVIDAS DO CÁLCULO DO IMPOSTO DE RENDA -

Em meio à alta dos alimentos, BC deve interromper ciclo de cortes e manter juro básico em 2% ao ano -

Lançados programas de negociações de dívidas e ofertas de empregos -

AL/PR – Lei Geral de Proteção de Dados é tema do programa Assembleia Entrevista -

Segurança jurídica é peça-chave para ambiente de negócios no Brasil -

Corregedoria Geral de Justiça do Amazonas divulga nova tabela de taxas cartoriais -

Em posse, Fux anuncia atuação em prol dos direitos humanos e da justiça digital -

Produção industrial cresce em 12 das 15 regiões pesquisadas, diz IBGE -

Endividamento das famílias bate novo recorde em agosto e inadimplência é a maior em 10 anos, aponta CNC -

47% DOS GAÚCHOS TIVERAM A VIDA FINANCEIRA AFETADA PELA PANDEMIA -

Golpes financeiros contra idosos cresceram 60% desde o início da pandemia, diz Febraban -

As consequências de curto, médio e longo prazo da queda recorde do PIB brasileiro -

Feirão vai negociar descontos de até 50% em dívidas que foram protestadas em Palmas -

Recomendação orienta tribunais sobre proteção de dados -

Corregedoria debate aprimoramento do sistema de cartórios do Maranhão -

Brasil atinge 211,7 milhões de habitantes, diz IBGE -

Títulos protestados podem ser renegociados nos cartórios de Mato Grosso -

Empresas adotam ponto digital para otimizar o trabalho em home office -

Corregedor Humberto Martins se despede do CNJ em sessão com 12 processos -

Inadimplência pode voltar ao nível de 2016, diz Banco do Brasil -

Atividade da indústria da construção melhora e impulsiona confiança dos empresários -

Bancos e fintechs se unem para acelerar transformação digital -

Para Humberto Martins, a pandemia tornou-se o maior desafio da corregedoria nacional -

Seus devedores não pagam os boletos? Saiba como cobrar! -

Empresas digitalizadas se endividaram menos durante a pandemia, diz pesquisa -

Procura por serviços online em cartórios de MT cresce 134% durante a pandemia -

TJ/SP – Tribunal disponibiliza diversos serviços on-line para advogados e partes -

Conheça a Cenprot e os serviços que podem ser solicitados por meio dela -

Cartórios de Protesto efetivam o crédito para o Agronegócio brasileiro -

Cartórios do ABC apontam que 4,87% das crianças foram registradas sem o nome do pai -

Soluções digitais auxiliam na resolução dos desafios jurídicos durante a pandemia -

Suspensão de pagamento de parcelas de crédito chegam a R$ 101,6 bi -

Itaú lucra R$ 3,42 bilhões no segundo trimestre, queda de quase 50% -

PGFN prorroga suspensão dos atos de cobrança até 31 de agosto -

43% DOS DEVEDORES GAÚCHOS TÊM DÍVIDAS DE ATÉ R$500 -

Bradesco amplia provisões para calotes diante de cenário incerto -

Santander Brasil tem lucro de R$ 2,02 bilhões no 2º trimestre, queda de 40% -

Corregedor nacional fala sobre gestão e transparência a corregedores de Justiça -

Saiba como regularizar débitos na dívida ativa; conheça os canais da PGE -

OAB Editora lança “Gramática Normativa da Língua Portuguesa: um guia completo do idioma” -

Profissionais que vendem produtos e serviços têm no protesto um apoio em meio à pandemia -

Protesto de títulos e documentos de dívida ajuda a reduzir inadimplência -

Corregedor nacional debate regras para cartórios no combate à corrupção -

1º Cartório de Notas ganha casa nova no Centro de Franca -

Cartório de Santa Inês emite nota de esclarecimento sobre publicação da Criativa -

CARTÓRIOS DO BRASIL ATUARÃO NA PROTEÇÃO PATRIMONIAL E PESSOAL DE IDOSOS -

Protocolo agiliza cobrança de créditos da dívida ativa -

Em seminário, CNJ lança grupo de trabalho sobre questões raciais -

Jornal do Protesto Paraíba disponibiliza online informações sobre protesto de títulos -

MP 944/2020 - Câmara aprova matéria que prevê crédito para pequenas e médias empresas pagarem salários. -

PROVIMENTO 97 DO CNJ. -

No primeiro semestre, TCE-BA encaminhou R$ 9,7 milhões para execução judicial -

Donos podem registrar animais de estimação em cartórios do DF -

Os mineiros acabam de ganhar o “Protesto 24h”, mais um sistema on-line para auxiliar na recuperação de créditos -

Covid-19: corregedor nacional edita ato para proteger idosos -

Seis em cada 10 pessoas foram afetadas financeiramente em Porto Alegre (RS). -

PGFN prorroga suspensão dos atos de cobrança até 30 de junho -

Mais de 90 mil contribuintes já quitaram débitos pelos programas Refis e Regularize em Mato Grosso -

COVID-19: Cartórios do Ceará permanecem com atendimento presencial suspenso até 21/6 -

Atos normativos da Corregedoria Nacional são prorrogados até 31 de dezembro -

Agências bancárias de todo o País estarão fechadas na quinta-feira -

Justiça lança campanha nacional para incentivar denúncia de violência doméstica -

Avança projeto sobre cobrança de dívida ativa -

NOVO PRESIDENTE DA FEBRABAN ELOGIA O TRABALHO DOS CARTÓRIOS DE PROTESTO E DESTACA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE CANAIS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA -

Anoreg-PB prevê recuperação lenta da economia pós Covid-19 -

Digitais, Cartórios de Protesto auxiliam comércio e empresas durante a pandemia -

Não cabe embargos de terceiro contra protesto em matrícula de imóvel, diz STJ -

Elon Musk muda parte do nome do filho para se adequar a cartório -

Os cartórios e a covid-19 -

Gestão participativa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás é destaque em live da Txai Desenvolvimento -

Oficiais de cartórios participam de debate sobre a prestação dos serviços extrajudiciais em Goiás durante a pandemia -

Corregedoria nacional prorroga normas para funcionamento de cartórios -

Entidades do Judiciário e do Extrajudicial se unem em campanha humanitária. Participe! -

Títulos protestados podem ser renegociados em cartório -

Em webinar, Humberto Martins fala sobre ações da Corregedoria na pandemia -

Tecnologias aceleram receita, investimentos e competitividade -

CONSULTAS SOBRE DÍVIDAS NÃO PAGAS PODEM SER REALIZADAS PELA INTERNET -

Presidente do Itaú vê um longo caminho para retomada da economia brasileira -

Provimento 98 CNJ - Dispõe sobre parcelamento do pagamento de dívidas protestadas -

"Cartórios de Protesto registram aumento de 180% nos serviços digitais na pandemia" -

Endividamento se acentua e pode ser um dos legados da crise do coronavírus -

FEBRABAN alerta para aumento de golpes durante a pandemia -

Corregedoria Nacional de Justiça autoriza tabelionatos de protesto a realizarem intimação eletrônica -

Viabilidade de protesto do contrato de honorários advocatícios -

Covid-19: cartórios poderão realizar intimação por meio eletrônico -

Cartórios voltam a funcionar durante pandemia de coronavírus; veja como solicitar serviços -

Prévia indica tombo histórico da confiança da indústria em abril, aponta FGV -

Mais de 140 mil títulos foram encaminhados para protesto no primeiro trimestre de 2020 -

Na contramão da crise, indústria de pães, macarrão, bolos e biscoitos cresce 15% -

Coronavírus exigirá reconstrução dos planos -

Ofício Circular 001/2020 - Convergência GO 2020. -

Aplicativo se torna importante ferramenta de consulta gratuita sobre protesto -

CARTÓRIOS VOLTAM A FUNCIONAR DURANTE PANDEMIA DE CORONAVÍRUS -

NOTA DE FALECIMENTO -

Justiça mantém produtividade e destina quase R$ 200 mi para combate à pandemia -

Corregedor homologa edital para Assembleia Geral de fundação do ONR -

Pode beijar a noiva? Santa Catarina adota casamento online durante coronavírus -

CARTÓRIO DO RIO REGISTRA AUMENTO DE 55% DE UNIÕES ESTÁVEIS DURANTE PANDEMIA -

CARTÓRIOS REGISTRAM MAIS MORTES SUSPEITAS OU CONFIRMADAS DE CORONAVÍRUS DO QUE MINISTÉRIO DA SAÚDE -

Inadimplência deverá aumentar por causa da pandemia de coronavírus -

Serviços cartorários podem ser solicitados pela internet durante pandemia -

FEBRABAN informa novo horário de funcionamento de agências bancárias -

Coronavírus: Anoreg/BR divulga normas sobre funcionamento dos Cartórios em todo o País -

Provimento 91/CNJ dispõe sobre funcionamento dos Cartórios em todo Brasil na crise de COVID-19 -

Bancos e sindicatos se reúnem para debater medidas de contenção ao avanço do Covid-19 -

Nota FEBRABAN – Bancos/Medidas -

FGTS em 2020 poderá ser sacado para pagar dívidas? Saiba tudo -

Coaf destaca a importância da integração dos Cartórios no combate à lavagem de dinheiro -

Cartórios lideram comunicações ao Coaf -

Revoluções bancárias por milissegundo -

TOTEM DE CONSULTA GRATUITO EM RORAIMA. -

Justiça cobra R$ 831 mil em dívidas de custas processuais no Amazonas -

Engenheiros e agrônomos podem renegociar dívidas protestadas diretamente nos Cartórios de Protesto -

DIA NACIONAL DO ADVOGADO PÚBLICO – 7 DE MARÇO -

ACONTECE EM SÃO LUÍS CURSO “PROVIMENTO 88 CNJ: ATUAÇÃO DOS TABELIÃES DE NOTAS E PROTESTO NA PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO” -

Nota de Falecimento - Edson Carlos Ferreira -

Prefeitura de GO começa a protestar títulos de devedores -

Protesto do FGTS tem mais de 11,3% das dívidas pagas ou parceladas -

Número de títulos enviados para protesto aumenta em Mato Grosso -

Cartórios deverão informar suspeitas de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo -

A corrida da adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais -

Mais de 8,5 milhões de usuários já tiveram WhatsApp clonado no Brasil -

Encontro discute prevenção à lavagem de dinheiro no sistema Coaf -

Nova relevante função desempenhada pelos cartórios brasileiros -

IEPTB/MG – 48% dos brasileiros não controlam o próprio orçamento, mostra pesquisa -

Bradesco tem lucro de R$ 22,6 bilhões em 2019 -

Afeam inicia atendimento visando o mercado de empreendedorismo do estado -

Diário do Nordeste – Contribuinte do CE passa a ser notificado antes de protesto -

Cartório de Várzea Grande está pronto para renegociar dívidas protestadas -

Evento reúne prefeitos do Ceará para desburocratizar ações fiscais dos municípios -

Com o uso do certificado ICP-Brasil carta de anuência pode ser emitida de forma eletrônica -

Câmara – Projeto garante gratuidade de documentos obrigatórios -

Sistema permite controle e consulta de atos praticados por cartórios extrajudiciais -

Começam a valer limite de juro e novas regras do cheque especial -

Instituto/MG alerta que dívidas com impostos podem ser protestadas. Entenda -

PGE e cartórios de protesto recuperam R$ mais de 500 milhões para o Estado do MT em 2019 -

Agências bancárias fecham nesta terça-feira e só reabrem na quinta -

ELEIÇÃO NO TJ/MA - DEFINIDA NOVA MESA DIRETORA QUE VAI COMANDAR O JUDICIÁRIO ESTADUAL NO PRÓXIMO BIÊNIO -

TJ/BA: Nova tabela de custas, taxas e emolumentos entra em vigor a partir de 2020 -

Instituto de Protesto visita Projeto Ubuntu e doa mochilas para crianças -

Otimismo da indústria cresce em dezembro e atinge maior patamar para o mês desde 2010, diz CNI -

Bancos poderão cobrar por limite acima de R$ 500 no cheque especial a partir de 2020; entenda -

TJ/AC – Reunião discute tratativas para criação de plataforma digital -

Multiplicação de competidores cria desafio extra para bancos digitais -

PRÁTICA DO PROTESTO SE ESPALHA PELO PAÍS E ELEVA ARRECADAÇÃO -

Associações Extrajudiciais se reúnem com CNJ para definir objetivos prioritários da Agenda 2030 -

FEBRABAN esclarece expediente bancário no final de ano -

Polícia prende acusados de praticar golpes de estelionato no DF -

Policiais civis do DF e SP prendem 8 suspeitos de aplicar golpes em clientes de cartórios -

Inadimplência na capital mineira tem queda em outubro -

Clipping – Agência Vatican News – Papa aos tabeliães: solidariedade e integridade moral -

CARTÓRIOS DE REGISTRO CIVIL DO MARANHÃO PASSARÃO A EMITIR CARTEIRAS DE IDENTIDADE -

Instituto de Protesto renova termo de cooperação com TJMT e debate procedimentos para renegociação de dívidas em cartório -

Bancos fazem mutirão para renegociação de dívidas a partir desta segunda -

Cartórios de Protesto recuperam mais de R$ 7 bilhões aos cofres de Mato Grosso -

SÃO LUÍS SEDIA O II ENCONTRO ESTADUAL DE TABELIÃES DE PROTESTO DO MARANHÃO -

Cemig lança nova campanha de negociação de débitos em atraso -

Cartórios de PE se unem para arrecadar doações de Natal -

I SEMINÁRIO - MEDIDAS EXTRAJUDICIAIS PARA A DESJUDICIALIZAÇÃO -

Nova gestão do IEPTBBA promove primeiro workshop para tabelião de protesto da Bahia. -

China, fenômeno a ser seguido -

O TABELIÃO CRISTIANO SARDINHA É UM DOS PALESTRANTES DO II ENCONTRO ESTADUAL DE TABELIÃES DE PROTESTO DO MARANHÃO -

A PROGRAMADORA VISUAL KAREEN LITAIFF PARTICIPA DO II ENCONTRO ESTADUAL DE TABELIÃES DE PROTESTO DO MARANHÃO -

JAQUELINE CARACAS, JUÍZA AUXILIAR DA CGJ/MA, PARTICIPA DO II ENCONTRO ESTADUAL DE TABELIÃES DE PROTESTO DO MARANHÃO -

Ministro Luiz Fux (STF) confirma presença no XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro -

A ADVOGADA MILENA CORRÊA PALESTRARÁ NO II ENCONTRO ESTADUAL DE TABELIÃES DE PROTESTO DO MARANHÃO -

A TABELIÃ MARTHA EL DEBS É UMA DAS PALESTRANTES DO II ENCONTRO ESTADUAL DE TABELIÃES DE PROTESTO DO MARANHÃO -

2º Tabelião de Notas de São Paulo faz sua primeira ata notarial de Blockchain -

ADVOGADO TIAGO ALMEIDA SERÁ UM DOS PALESTRANTES DO II ENCONTRO ESTADUAL DE TABELIÃES DE PROTESTO DO MARANHÃO -

Em novembro começa o protesto de dívida relativa a anuidades -

Registro em Cartórios de Protesto passa a ser gratuito -

JURISTA ZENO VELOSO SERÁ UM DOS PALESTRANTES DO II ENCONTRO ESTADUAL DE TABELIÃES DE PROTESTO DO MARANHÃO -

ADVOGADA KAREN BARROS PARTICIPA DO II ENCONTRO ESTADUAL DE TABELIÃES DE PROTESTO DO MARANHÃO -

TABELIÃO DE FOZ NOTIFICA A ACIFI EXTRAJUDICIALMENTE POR FORNECER SUPOSTAS INFORMAÇÕES ERRADAS DE DEVEDORES -

Serasa e Boa Vista não contam mais com informações completas de devedores no Paraná -

Lucro da Caixa vai a R$ 8 bilhões no 3º trimestre; banco anuncia corte nos juros do cheque especial -

INADIMPLÊNCIA DO IPVA CRESCEU MAIS DE 30% EM 2019 NO RS -

IEPTB-PI REALIZA TREINAMENTO SOBRE O CENPROT NACIONAL PARA OS TABELIÃES DE PROTESTO DO ESTADO -

PRIMEIRO DIA DE CURSO DE CAPACITAÇÃO DEBATE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E NORMAS DA CORREGEDORIA NACIONAL -

Quase 90% dos brasileiros pretendem usar 13º salário para quitar dívidas, mostra Anefac -

QUASE 20 MIL PEDIDOS SÃO FEITOS POR MÊS NOS CARTÓRIOS -

Banrisul tem lucro líquido de R$ 291 milhões no 3º trimestre -

Gratuidade em Protesto de Títulos -

Protesto em cartório será gratuito para credores no ES -

Governo do Amapá adota tecnologia para automatizar protesto de dívidas -

IEPTB-PA firma acordo para garantir a recuperação de créditos públicos -

Temos sentido ânimo de investimento voltando, diz presidente do Itaú -

Livro coordenado pelo juiz Alberto Gentil terá capítulo especial sobre protesto -

XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro terá palestra sobre a transformação digital -

Parceria entre a PGM e os Cartórios de Protesto permite pagamento online de dívida protestada -

Contribuintes contam com guichê de Cartório de Protesto de Títulos nas unidades do Resolve Palmas Centro e Sul a partir desta quinta, 31 -

Bradesco tem lucro de R$ 5,8 bilhões no 3º trimestre -

Palestra explica funcionamento do Cartório de Protesto em Manhumirim -

PROTESTANDO PELO BEM -

73º ENCONTRO DE TABELIÃES DE PROTESTO DO RS -

A RELAÇÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E PERÍCIA EM INFORMÁTICA COM LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD) – POR JOSÉ ANTONIO MILAGRE E CAROLINA BONFIM COELHO -

Corregedores discutem aperfeiçoamento das áreas Disciplinar e Extrajudicial -

Multa e IPTU atrasados poderão ser regularizados pela internet em SP -

Comércio recupera 65% das dívidas levadas aos Cartórios de Protesto no Paraná -

Ex-presidente do Bradesco, Lázaro Brandão morre aos 93 anos -

Coalizão de empresas e sociedade pede corpo técnico e plural para proteção de dados -

REFIS 2019 PARA O CONTRIBUINTE DE PALMAS TERÁ HOTSITE A PARTIR DA MANHÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA (14/10). -

Projeto quer liberar FGTS para quitação de dívidas; Saiba como funciona -

Títulos e protesto vira assunto no Papo@. Confira! -

Da Acessibilidade Isonômica ao serviço de Protesto de Títulos -

Claudio Marçal Freire é reeleito presidente da Anoreg/BR para o triênio 2020/2022 -

PGFN recupera R$ 11,4 bilhões relativos à dívida ativa da União no primeiro semestre de 2019 -

PGFN e CAIXA ampliam projeto de protesto de FGTS -

Instituto de Protesto e Conselho de Química firmam termo para protesto de títulos -

IEPTB/MA – Governador do Maranhão sanciona lei que proíbe uso do nome “cartório” por pessoas que não sejam delegatárias de serventias extrajudiciais -

Cartórios em crise vão receber ajuda de fundo criado pelo CNJ -

Cartórios gaúchos fazem debate em Santa Cruz nesta sexta -

BH RESOLVE PODE CANCELAR PROTESTOS -

Germano Toscano de Brito dedica Medalha à família e a colegas tabeliães da PB -

Anoreg-PB e Detran-PB facilitam transferências de veículos após reconhecimento de firma -

Presidente do Instituto de Protesto será palestrante em encontro regional de notários e registradores -

O PROTESTO EXTRAJUDICIAL DA DÍVIDA ATIVA NO CONTEXTO DA REFORMA TRIBUTÁRIA E SEU IMPACTO NAS PROCURADORIAS FISCAIS -

Dívidas protestadas não prescrevem, alerta tabelião substituto -

Provimento do CNJ regulamenta criação de Central e facilita serviços oferecidos pelos Cartórios do Brasil -

Copom reduz taxa básica de juros de 6% para 5,5% ao ano -

Empresas vão receber selo por ações de apoio à família -

Setembro - 22 anos da Lei 9492/97 -

CNJ regulamenta serviços eletrônicos de tabeliães de protesto de títulos -

Itaú e Bradesco são as marcas mais valiosas do país, diz estudo -

ELEIÇÃO PARA DIRETORIA EXECUTIVA IEPTB-BA -

Protesto em Cartório passa a ser gratuito para credores de todo o Brasil -

Reunião com o presidente do STF - Ministro Dias Toffoli. -

IEPTB PA realiza entrega dos novos totens para consulta de protesto -

Crédito cobrado via cartório é gratuito, rápido e protesto somente é cancelado com autorização do credor -

Clipping – Revista Exame – Estado de São Paulo passará a emitir novo modelo de RG a partir do dia 20 -

MT tem 4 mil empresas que não repassam o FGTS dos funcionários -

Contribuintes já podem parcelar dívidas em protesto com o município -

Azul vai começar a oferecer ponte aérea entre Congonhas e Santos Dumont -

Comissão do concurso para Cartórios de Alagoas é instalada -

Banco do Brasil tem lucro de R$ 4,2 bilhões no 2º trimestre, alta de 34% -

Procuradoria Geral de Cabo Frio notifica devedores ativos -

Protesto de condôminos inadimplentes em Minas Gerais -

Saque do FGTS pode ser liberado para quem está devendo IPVA e outros impostos -

Copom reduz taxa básica de juros de 6,5% para 6% ao ano -

Itaú anuncia PDV para seus funcionários; programa começa em agosto -

Empréstimo será opção para sacar saldo total do FGTS; estimativa é de ao menos R$ 150 bi em créditos -

Bradesco tem lucro de R$ 6,042 bilhões no 2º trimestre -

Cartórios de protesto da Paraíba recuperaram mais de R$ 1 milhão para órgãos públicos em 2018 -

DÍVIDA PODE SER COBRADA POR PROTESTO EXTRAJUDICIAL -

Caesb já recuperou R$ 39 milhões após nova forma de cobrança -

Economia envia mais de 8 mil títulos de dívida ativa para Protesto -

Cláudio Marçal Freire é reeleito por unanimidade para a presidência do Sinoreg/SP -

Léo B. Almada é reeleito para presidência do IEPTB BR -

Cartórios do Paraná realizam 147 mudanças de nome e gênero em um ano -

Banco Central reduz para 6,5% estimativa de expansão do crédito bancário em 2019 -

Cartórios de Protesto de Mato Grosso estão autorizados a realizarem medidas de incentivo à quitação ou à renegociação de dívidas -

Natureza Jurídica das serventias extrajudiciais (cartórios) -

Protesto de cheque prescrito e o pagamento de danos morais ao devedor -

Caixa Econômica Federal tem lucro de R$ 3,92 bilhões no 1º trimestre -

Escolas recorrem a protesto online para cobrar dívidas -

TJ/SC – Comitê de Gestão de Dados Pessoais do TJSC realiza primeira reunião de trabalho -

Cartórios lançam Campanha Publicitária em evento no Palácio dos Bandeirantes em SP -

Bancos vão compartilhar informação via blockchain -

IEPTB, TCE e Aprece discutem temas de interesse dos municípios cearenses -

IETPB-PB firma convênio com a Guaraves para a recuperação de crédito -

Jornal do Protesto Paraíba se consolida como importante fonte de consulta eletrônica -

Saiba como cobrar dívidas sem precisar ir à justiça -

Comarca de Aragarças realiza seleção para respondente de Cartório de Registro de Imóveis -

Programa oferece desconto de até 80% para quitar dívida com prefeitura -

Cartórios debatem o Protesto de Sentenças condenatórias em Londrina -

Entidade de proteção ao crédito deve notificar consumidor ao importar dados do CCF, sob pena de danos morais -

Projeto de lei torna gratuito para credor protesto de títulos no ES -

Quem descumprir pacto de conduta com a Promotoria vira alvo de protesto extrajudicial -

Saiba como será possível o uso do FGTS para pagamento de dívidas -

Cartórios de protesto recuperam mais de R$ 132,1 milhões no Ceará -

Natura anuncia compra da Avon -

Coca-Cola, Ypê e Colgate são as marcas mais consumidas no Brasil, aponta ranking -

Cartórios do país passarão a oferecer serviços de CPF -

IETPB-PB promove palestra sobre Central Nacional do Protesto -

Governo recuperou R$ 1,2 bi de dívidas por cartórios de protesto -

Maranhão reivindica mais de R$ 100 milhões de débitos de ICMS e de IPVA de veículos de luxo – Maranhão -

"Tentativas de golpe deixam produtores rurais em alerta no Paraná" -

Protesto de dívida em cartório se consolida como alternativa de cobrança -

CAESB VAI PROTESTAR TÍTULOS DE DEVEDORES - Destak Brasília -

Lucro do Itaú cresce 6,8% e vai a R$ 6,71 bilhões no primeiro trimestre -

Cartórios de Protesto de Mato Grosso estão integrados à CENPROT Nacional -

PROJETO CRIA SERVIÇO DE APRENDIZAGEM PARA EMPREGADOS DE CARTÓRIOS -

Bradesco tem lucro líquido de R$ 5,8 bilhões no 1º trimestre, alta de 30% -

Presidente da Anoreg/BR convida Corregedor Nacional de Justiça para o XXI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro -

Cartórios de Registro Civil poderão emitir identidade, CPF e passaporte -

Duplicata eletrônica -

Edital Online dos Cartórios de Protesto do RS garante economia à sociedade. -

Nota falecimento -

Estado busca recuperar R$ 83mi de ICMS por meio de protesto de títulos – Maranhão -

Lucro dos bancos em 2018 foi o maior da história em termos nominais -

Convênio permitirá o protesto gratuito de dívidas em Cartório em Umuarama -

Câmara Federal instala Frente Parlamentar em Defesa da Justiça Notarial e Registral -

Cartórios de Protesto de Alagoas é apresentada ao CENPROT Nacional -

Treinamento e Apresentação CENPROT NACIONAL - Teresina/PI -

NATAL/RN RECEBE O CONCART 2019 - "CONFERÊNCIA NACIONAL DOS CARTÓRIOS" -

Endividamento das famílias brasileiras sobe ao maior patamar desde setembro de 2015 -

Chocolates estão em média 5,7% mais caros nesta Páscoa, aponta CNC -

Governo utiliza Cartórios de Protesto para recuperar Dívidas Ativas – Maranhão -

Eficiência dos Protestos em Cartório conquista cada vez mais adeptos -

Tabelionato de Protesto volta ao expediente normal -

Decisão judicial suspende atendimento e prazos no Cartório Gevaerd, até sexta-feira (29) -

Na luta por redução de custas, Cartórios de Rondônia pedem apoio de deputados para derrubada de vetos a projetos -

Ciclo de Palestras do IEPTB/PR debate o “Protesto de Sentenças Judiciais” -

ACADEMIA MARANHENSE DE DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL É CRIADA EM SÃO LUÍS. -

Condomínios vão menos à Justiça para quitar dívidas -

Endividamento e inadimplência das famílias crescem em fevereiro -

Inadimplência no condomínio -

Anoreg/BR promove 1º Encontro de Assessores de Comunicação de Anoregs nesta terça-feira -

Governo de Goiás prevê incluir quase 9 mil contribuintes devedores na dívida ativa -

Decreto torna CPF documento único para cidadão acessar informações e benefícios do governo -

Primeiro documento com QR Code é emitido em cartório de Maceió -

Oito mil contribuintes goianos devem ser inscritos em dívida ativa; veja consequências -

Procuradoria reforça ações para otimizar recebimento de débitos -

Bancos reabrem às 12h desta Quarta-feira de Cinzas -

Estado é responsável civilmente por erros cartorários -

Inadimplente é quem paga os custos do protesto de título -

Resolução atualiza regras para município cobrar devoluções determinadas pelo TCE-PR -

Governo fecha cerco a grande devedor do INSS -

Dívidas vencidas são alvo de um crime na internet -

INTENÇÃO DE CONSUMO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS ATINGE MAIOR PATAMAR PARA FEVEREIRO EM 4 ANOS -

Banese lança linha de crédito exclusiva para modernização de cartórios em Sergipe -

Receita libera nesta segunda o programa do IR 2019 -

Entrega da declaração do Imposto de Renda 2019 começa em 7 de março -

FEBRABAN alerta: durante a folia do carnaval, fique atento ao golpe da troca de cartão -

Samarco, empresa da Vale, lidera grupo de mineradoras devedoras de impostos. -

Prefeitura de Itararé começa a distribuir carnês do IPTU -

CORREGEDORIA QUER ESTABELECER PADRÕES DE SEGURANÇA NOS SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS -

Prefeitura de São Pedro do Ivaí/PR lança programa de recuperação fiscal -

Prefeitura de Juína recupera créditos com o protesto extrajudicial -

Publicado edital de Correição Ordinária Geral nos serviços do foro judicial -

TJPB decide que custas judiciais sem pagamento irão a protesto -

Anoreg/BR palestra no 80º Encontro de Corregedores Gerais da Justiça no Recife (PE) -

Lei tira custos de quem vai protestar dívida -

Como trocar o nome nos cartórios: Passo a passo para que trans garantam seu nome social -

Pernambuco cria núcleo para cobrar dívida ativa -

Lucro do Bradesco sobe para R$ 19 bilhões em 2018 -

Famílias começam a reequilibrar orçamento e consumo dá sinais de fôlego -

Convênio com IEPTB-PB incrementa recuperação de créditos pelo Corecon-PB -

UNOPAR - OFERECE CURSO DE SERVIÇOS JURÍDICOS -

O big data da PGE-SP para combater sonegadores profissionais -

Brasileiros gastam mais na primeira semana de janeiro online -

Anoreg/SC: Conheça a nova Diretoria da Anoreg-SC para Biênio 2019/2020 -

Prefeitura de Feira de Santana espera arrecadar R$ 90 milhões com IPTU em 2019; cobrança começa dia 4 de abril -

Intenção de consumo das famílias tem maior alta mensal da série história -

Devedores de IPTU podem ter títulos protestados em cartório -

Anoreg-PB disponibilizará especialista em Libras para traduzir atos notariais de interesse de surdos-mudos -

PROTESTO EM CARTÓRIO -

Endividamento e inadimplência das famílias recuam em dezembro ante novembro -

Devedor de IPTU pode acabar com o nome em órgãos de proteção ao crédito -

Creci-PB investe em protesto extrajudicial para recuperar crédito -

Cartórios de protesto são a maneira mais rápida de cobrar dívidas -

CARTÓRIO DO 1º OFÍCIO EXTRAJUDICIAL DE PAÇO DO LUMIAR SE DESTACA EM PREMIAÇÕES DE GESTÃO DA QUALIDADE -

Câmara dos Deputados – Proposta determina edição de código nacional de normas para os cartórios -

IPVA 2019: Planejamento é a solução para não se endividar -

MG: Lei altera regras para cobrança de taxas e emolumentos em cartórios -

Blockchain: tecnologia que irá revolucionar a integração de dados distribuídos globalmente será destaque em 2019 -

Temer cria órgão de fiscalização de Lei de Proteção de Dados no Brasil -

Nova regra que reduz a atuação dos cartórios pode ter impactos negativos -

200 cartórios de registro civil garantem cidadania em municípios de economia menos pujante na PB -

IEPTB apresenta novo site mais funcional e intuitivo -

Lei facilita resolução de conflitos pela PGE-PE -

Contas de começo de ano podem até triplicar gastos, dizem especialistas -

CRA-PB faz balanço do ano e comemora aumento de 38% na arrecadação -

Anoreg-PB viabiliza a custa zero regularização fundiária de 4,1 mil imóveis em JP -

FEBRABAN informa expediente bancário no final de ano -

Consumidores têm até esta sexta para renegociar dívidas com descontos atraentes -

Serviços cartorários poderão ser pagos com cartões -

Explosões de caixas eletrônicos deixam sem banco cidades do interior de PE -

Minas terá comunicação eletrônica de transferência de veículos a partir de R$ 53 -

Empresas atacadistas de Mato Grosso podem recuperar crédito de forma rápida e segura -

Brasilienses devem R$ 101 milhões do IPVA de 2018 -

Recuperar dívidas pelo cartório -

Dívidas protestadas em cartório rendem quase R$ 95 milhões para os cofres do Estado -

Novo Cartório no centro de Teresina vai agilizar serviços à população -

Novo presidente da Anoreg-MS fala de projetos para 2019 -

DESBUROCRATIZAÇÃO - Por Guilherme Gaya -

Prefeitura de Barbacena notifica judicialmente contribuintes inadimplentes -

AGU NÃO COBRARÁ NA JUSTIÇA VALORES INFERIORES A R$ 10 MIL DEVIDOS A AUTARQUIAS -

Imposto de Renda 2018: Receita abre consulta ao último lote de restituição -

Protesto extrajudicial é opção para recebimento de dívidas deixadas pela Black Friday -

Endividamento das famílias fica estável em 60,3% em novembro -

Impactos da Lei da Desburocratização no foro extrajudicial é tema de painel -

Balanço da prefeitura de Jaraguá do Sul mostra arrecadações em queda -

CRÉDITOS RECUPERADOS PELO PODER PÚBLICO CRESCEM 285% NO TRIMESTRE -

Registrador de Campo Novo do Parecis é o novo presidente da Anoreg-MT -

Protesto extrajudicial reduz inadimplência de empresa atacadista -

Créditos recuperados pelo poder público crescem 285% no trimestre -

STJ fixa tese repetitiva sobre legalidade de protesto de CDA -

Clipping – Correio 24 Horas – Deputados baianos aprovam aumento de taxas cartorárias -

Convênio entre IEPTB-PB e OAB-PB viabiliza protesto de honorários por advogados e cobrança de anuidades -

Lei que proíbe a apreensão de veículos com IPVA em atraso é questionada em Araxá -

Novas ferramentas para atuação dos cartórios de protesto são apresentadas durante Encontro de tabeliães -

Inadimplência do CRF será reduzida com termo de cooperação firmado com o IEPTB-MT -

Para atrair clientes, bancos estendem promoções até o fim de novembro -

Desafio da Anoreg é qualificar e interiorizar serviços através da tecnologia, diz Germano Toscano de Brito -

IEPTB RJ conquista o Troféu Dom Quixote. -

Produtor rural também pode protestar -

Duplicatas Eletrônicas e sua repercussão econômica em destaque no Congresso da Anoreg/BR em SP -

NOTA DE FALECIMENTO DE ANTONIO SERGIO FARIA ARAÚJO -

Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco a partir do dia 10 -

Receita abre consultas ao sexto lote do IR; restituições somam R$ 1,67 bi -

Veja resultado da terceira etapa do concurso para Cartórios Extrajudiciais -

Lucro do Banco do Brasil sobe 25,6% em um ano e vai a R$ 3,4 bi -

Fisco publica norma sobre dívida ativa -

Concurso para cartórios no Sudoeste do PR com inscrições abertas -

Empresas podem recuperar créditos de forma fácil e rápida -

CGJ-MG define notários e registradores que receberão “Medalha Desembargador Ruy Gouthier Vilhena” -

TJ divulga na próxima segunda-feira, dia 05, resultado do concurso para Cartórios -

Governo do Tocantins notifica quase 274 mil donos de veículos com IPVA atrasado -

Senado aprova nova regra para protesto de títulos -

Tabeliã de Rosário Oeste apresenta projeto de preservação a promotor de meio ambiente -

DUPLICATA ELETRÔNICA: CÁRMEN LÚCIA SUSPENDE ENVIO DE PROJETO DE LEI À SANÇÃO PRESIDENCIAL -

NECESSIDADE DE TABELIÃO É VERDADE INCONVENIENTE, DIZ ROBERTO LIVIANU -

STF: EC 45/2004 trouxe mais transparência e eficiência ao sistema judiciário -

CARTÓRIOS MARANHENSES RECONHECEM DOCUMENTOS A SEREM USADOS NO EXTERIOR -

SOLUÇÃO EXTRAJUDICIAL DE CONFLITOS PODE SE TORNAR DIREITO FUNDAMENTAL DO CIDADÃO -

Encontro Nacional de Corregedores Gerais de Justiça divulga a Carta de Natal/RN -

XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro abordará a proteção de dados -

Com quase 63 mil imóveis inadimplentes, Niterói baixa resolução para parcelamento de dívidas do IPTU -

ATUAL CENÁRIO E DESAFIOS DO PROTESTO É DEBATIDO NO 72º ENCONTRO DE TABELIÃES DO RS -

Protesto de Títulos Ficou Ainda Mais Fácil -

Clipping – Migalhas – Projeto regulamenta duplicata eletrônica -

Parcelamentos Tributários / Dívidas Tributárias - Reparcelamentos e suas Conseqüências Financeiras e de Crédito CADIN e SISBACEN -

Protesto extrajudicial permite ao DAE de Várzea Grande recuperar crédito junto aos contribuintes -

TJ/MA IMPLANTARÁ O SELO ELETRÔNICO NAS SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS DO ESTADO -

Conheça a cidade-sede do XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro -

DÉBITO TRIBUTÁRIO COM A PREFEITURA SERÁ RESOLVIDO EM CARTÓRIO DE PROTESTO A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA (15) -

Cartórios de protesto aceleram recebimento de pensões alimentícias atrasadas -

Escritórios de advocacia podem protestar sentenças -

João Pessoa concentra maior número de corretores de imóveis e imobiliárias inadimplentes -

Secretaria de Fazenda de Cabo Frio esclarece que tem a obrigação de cobrar os impostos aos munícipes -

Cooperativas também podem protestar -

Bloqueio de bens de devedores da União é adiado. -

Instituto de Protesto firma convênio com empresa de água e esgoto de Lucas do Rio Verde -

Corregedor Nacional confirma presença no XX Congresso Brasileiro de SP -

Agilidade no protesto de título é a principal diferença com a cobrança judicial -

Cartórios de protesto de Minas Gerais apresentam novidades -

Cartórios extrajudiciais tendem a se tornar ambientes cada vez mais digitalizados -

Facebook pode ser multado em US$ 1,6 bilhão por vazamento de dados -

Inadimplência no mercado imobiliário pode prejudicar bancos -

IEPTB-MT e Anoreg-MT realizarão Confranore em dezembro -

REPRESENTANTES DE EMPRESA RESPONSÁVEL PELA PLATAFORMA CRA VISITAM INSTITUTO DE PROTESTO DO MARANHÃO -

Conselho cancelará registros de corretores de imóveis e empresas na Paraíba -

Curso sobre cobrança de dívidas tem inscrições abertas, em Manaus -

Especialista mostra a importância de indicadores na administração de cartórios extrajudiciais -

Deputados aprovaram reorganização de cartórios em Anastácio -

“Só os cartórios de protesto dão a segurança jurídica na cobrança de títulos”, destaca Léo Almada -

TJ/RO: CPF pode ser incluído em documentos pessoais de forma gratuita -

Abertas inscrições para Curso de Análise e Concessão de Crédito e Cobrança -

"Nunca houve tanta violação de dados pessoais”, diz promotor que investiga casos -

Fazenda cobra contribuintes com dívidas no Cartório de Protestos -

Usucapião extrajudicial e direito de laje: exemplos de agilidade em cartório -

Uniformização de procedimentos será proposta por Institutos de Protesto de Títulos do NE em Encontro Nacional -

Provimento nº 76 – altera a periodicidade do recolhimento de valores por interinos -

Para Terceira Turma, limite de permanência em cadastro negativo deve ser contado do vencimento da dívida -

Dívida ativa será enviada para protesto -

MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA FAZ BALANÇO DO TRABALHO NA CORREGEDORIA NACIONAL DE JUSTIÇA -

Reunião em Londrina -

CNB/CF ENCAMINHA PESQUISA AOS NOTÁRIOS SOBRE O PROVIMENTO Nº 74/2018 -

TJDFT: Tribunal correiciona serviços notariais e de registro -

O PROTESTO E O LUGAR DO PAGAMENTO. -

Acabar com cartórios causaria insegurança e ineficiência nos serviços públicos -

NOVO JUIZ AUXILIAR DA CORREGEDORIA NACIONAL, ALEXANDRE CHINI NETO PARTICIPARÁ DA 16ª CONVERGÊNCIA -

Presidente da Febraban diz que bancos ajudarão a recuperar Museu Nacional -

Percentual de famílias com dívidas volta a subir em agosto -

“É ESSENCIAL DEIXARMOS DE EXIGIR PAGAMENTO PRÉVIO DOS EMOLUMENTOS EM CARTÓRIO” -

Dívidas ativas vencidas até 31 de dezembro de 2017 começam a ser enviadas para protesto -

Conselhos de Classe poderão usar o protesto para recuperação de dívidas -

CARTÓRIOS MARANHENSES REALIZAM O I CONGRESSO DE NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO MARANHÃO -

Futuro presidente vai enfrentar desemprego e inadimplência -

Relacionamento dos serviços extrajudiciais dos cartórios com a população vem sendo facilitado -

Startups também podem protestar -

Suspeito de estelionato que pode ter feito mais de 500 vítimas é preso em Suzano -

EMPRESAS PODEM PROTESTAR CREDORES POR SISTEMA ONLINE A PARTIR DE AGORA -

Corregedor nacional de justiça defende concursos para cartórios -

Karateca do Instituto de Protesto de MT garante medalhas -

Clipping – Imirante.com – São Luís (MA) sedia congresso de notários e registradores -

‘Calote’ de partidos chega a R$ 3,6 milhões -

Ao contrário do que dizem os políticos, Brasil não é mais um "país cartorial" -

Benefícios do diferimento são discutidos em Encontro de Cartórios de Protesto da Bahia -

Presidente do IEPTB-MT ministra palestra em Tapurah sobre protesto de CDA -

CGJ DO TJ/MA DISCIPLINA PROTESTO DE DECISÕES JUDICIAIS IRRECORRÍVEIS EM CARTÓRIOS -

ANOREG/MT: A implantação d QR Code nos selos digitais cartorários -

Boleto vencido a partir de R$ 400 poderá ser pago em qualquer banco -

Cartórios discutem cobrança de taxa para devedores -

Quatro fatos que impedem o protesto -

PROTESTO: CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO PUBLICA PROVIMENTO 27/2018. -

Prefeitura começa a protestar contribuintes inadimplentes -

CORREIOS VÃO LANÇAR UBER DA ENTREGA -

Lucro dos 5 maiores bancos do País tem alta de 15% no 2º trimestre -

Protesto de Certidão da Dívida Ativa da União -

Instituto de Protesto – MG participa de debate sobre a desburocratização e cartórios promovido pela FIEMG -

Saiba onde pesquisar protestos nas certidões de custas judiciais em RO -

TJ/RO: CGJ divulga relação de candidatos aprovados em concurso -

IEPTB - MG ABORDARÁ O PROTESTO EXTRAJUDICIAL NO 1º CONGRESSO DE NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO MARANHÃO -

Temer sanciona Lei Geral de Proteção de Dados nesta terça-feira -

CRA-PB agiliza recuperação de crédito através do protesto de títulos -

Santander avança com “banco móvel” -

XXVII Congresso Estadual dos Notários e Registradores de Minas Gerais -

Protesto gratuito em MT vale para dívidas vencidas a partir de 13 de março -

Grandes bancos veem lucro subir 12,30% no 2º trimestre -

CNJ Serviço: Como usar protesto para recuperar crédito sem ir à Justiça -

CNJ: Corregedoria define mínimo de equipamentos para cartório funcionar -

Onda de violência fecha agências de banco e deixa cidades do interior sem dinheiro -

Os lucrativos bancos brasileiros -

ABERTAS AS INSCRIÇÕES DO 1º CONGRESSO DE NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO MARANHÃO -

Câmara: Proposta autoriza protesto de honorários advocatícios -

"GOLPE".... CUIDADO -

Número de famílias endividadas cresce em julho, 1ª alta de 2018 -

Banco Central mantém taxa básica de juros em 6,5% ao ano -

Instituto de Protesto assina aditivo ao Termo de Cooperação com a AMM para facilitar o protesto das CDA’s -

Questões polêmicas sobre a prisão por dívida alimentar – Por José Rogério -

Protesto garante saúde financeira das empresas -

Cooperativas financeiras e fintechs se unem para ganhar mercado -

Lucro líquido do Itaú cresce 3,8%, para R$ 6,24 bilhões no segundo trimestre -

Microempreendedor Individual (MEI) também pode aproveitar os benefícios do protesto -

Corregedoria Nacional de Justiça apoia a 14ª Edição do Prêmio de Qualidade para Cartórios -

Cartórios: a segurança que você não vê e que beneficia a todos -

Nova turma – Curso de capacitação em Mediação e Conciliação -

CARTÓRIOS DE PROTESTO FIRMAM PARCERIA COM CENTRO DE ESTUDOS EM DIREITO E NEGÓCIOS -

Presidente do IEPTB-MT concede entrevistas ao site RD News e à TV.JUS sobre postergação no pagamento de emolumentos de protesto extrajudicial -

Lucro líquido do Bradesco avança 15% no 2º trimestre, para R$ 4,5 bilhões -

Instituto de Protesto de MT tem novo endereço de site para divulgar ações -

Poupança cresce e sobra crédito para imóveis -

Projeto autoriza intimações judiciais por WhatsApp -

Cai número de brasileiros que preferem usar o dinheiro para pagamentos, diz pesquisa do BC -

Fórum Criminal recebe exposição que divulga campanha ‘Protesto do Bem’ -

DADOS SOB PROTEÇÃO -

Gestores multados pelo TCE poderão ser protestados em cartórios do Amazonas -

Latam passará a cobrar por marcação de assento em voos -

Bancos privados superam Caixa na concessão de financiamentos -

Abertas as inscrições do XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro -

Protesto gratuito em cartórios é divulgado no Aeroporto Internacional de Cuiabá -

Bic Mac no Brasil é o mais caro do mundo, aponta índice -

O ADVOGADO MARLON TOMAZETTE VAI FALAR SOBRE DUPLICATAS ELETRÔNICAS NA 16ª CONVERGÊNCIA. -

Imposto de Renda 2018: Receita paga 2º lote de restituições nesta segunda-feira -

Microempreendedores podem protestar títulos para recuperarem créditos em Mato Grosso -

Conjur – Justiça Federal julgará ação contra ato do CNJ que proíbe notificação via postal -

Entenda o que muda com a lei que protege seus dados na rede -

Trabalhadores da Fiat anunciam greve após acerto da Juventus com Ronaldo -

O ADVOGADO MARCOS OLIVEIRA IRÁ PALESTRAR SOBRE PLANO ESTRATÉGICO IEPTB NA 16ª CONVERGÊNCIA. -

“CARTÓRIOS: EXCELENTES EXEMPLOS” POR JOSÉ RENATO NALINI. -

Todo empresário com empregado agora precisa ter o e-Social -

Eles querem o seu salário -

Receita libera consulta de segundo lote de restituição de Imposto de Renda -

Copa do Mundo tem efeito inusitado nos Brasileiros: quitamos mais dívidas -

Peic: Percentual de famílias endividadas recua pelo terceiro mês consecutivo -

“Prefeitura passa por seu melhor momento financeiro desde 2015”, diz secretário de Fazenda e Planejamento -

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL TAMBÉM PODE PROTESTAR. -

Correios começará a emitir documento único de identidade -

Capacitação visa melhorar procedimentos do protesto eletrônico em MT -

Jogos do Brasil lotam padarias, mas derrubam vendas no varejo em cerca de 25% -

Bancos vão oferecer crédito pessoal como alternativa ao cheque especial -

AUTORIZADO A MEDIAÇÃO E INCENTIVO A QUITAÇÃO OU RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS AOS TABELIONATOS DE PROTESTO. -

CARTÓRIOS DE PROTESTO DE SÃO PAULO RECEBEM HOMENAGEM DO GRAACC -

Alimentos da cesta básica terão alta de 12% com tabela de frete, diz confederação -

Diário de Goiás – Adiada votação do projeto que altera estrutura cartorária -

Regra do cheque especial entra em vigor em julho -

Conselho Regional de Enfermagem envia 1694 títulos a protesto -

Sinoreg-ES: 3º Simpósio de Direito Notarial e Registral -

Recuperação da economia será em ritmo mais gradual, diz Banco Central -

Inadimplência gerou uma dívida de R$ 10 bilhões no Fies, diz MEC -

Corregedoria Nacional apoia prêmio de qualidade para cartórios -

As lições de liderança da Islândia, a verdadeira pátria de chuteiras -

Projeto que cria novos cartórios em Goiás recebe emendas e chega na CCJ -

MOVIMENTO BRASIL MAIS MODERNO -

Cadastro positivo sai da pauta da Câmara e pode ser retomado só em julho -

Banco Central decide manter taxa de juros em 6,50% ao ano -

FEBRABAN divulga novos prazos para cadastro de boletos na Plataforma de Cobrança -

PROTESTO EXTRAJUDICIAL EM DESTAQUE: PGFN REGISTRA NOVO RECORDE DE RECUPERAÇÃO NO 1º TRIMESTRE DE 2018. -

Vice-presidente da Anoreg/BR é homenageado em cerimônia de abertura do 78º Encoge -

Mais de 570 mil veículos circulam em cidades do Rio Grande do Sul com IPVA atrasado -

Endividamento e inadimplência das famílias de Vitória crescem em maio -

IEPTB-MT marca presença no Projeto “Cartório Amigo” e disponibiliza totem para consulta de protesto -

Concentração bancária cresceu no Brasil, diz Banco Central -

Senado: Comercialização de dados pessoais de brasileiros será debatida nesta quarta -

Gigantes de tecnologia podem ser concorrentes de sistema financeiro, diz presidente do Itaú -

PALESTRANTE DA 16ª CONVERGÊNCIA, ANGELO VOLPI NETO VAI FALAR SOBRE MÉTODOS EXTRAJUDICIAIS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. -

Inadimplência representou 38,27% do custo do crédito em 2017, aponta BC -

APROVADA LEI QUE DISCIPLINA USO DOS TERMOS ‘CARTÓRIO’ E ‘CARTÓRIO EXTRAJUDICIAL’. -

Três estados reduzem preço do diesel usado para cobrança do ICMS -

XII Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul -

Anoreg/BR anuncia data e local do XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro -

Swift fecha com Bradesco e atrai primeiro banco brasileiro para pagamentos -

Imposto de Renda 2018: consultas ao 1º lote abrem às 9h; restituições somam R$ 4,7 bi -

Cenário incerto faz crescer aposta na alta da taxa Selic -

STF suspende impressão de voto em urna eletrônica -

Inadimplência do Fies dobra desde 2014, e 41% não pagam as parcelas há mais de três meses -

Empresas de Primavera do Leste podem receber créditos por meio de convênio firmado com o IEPTB-MT -

Apenas 15% de créditos tributários e dívidas que governo tem a receber são recuperáveis -

STJ autoriza recolhimento da carteira de motorista para pressionar réu inadimplente a regularizar débitos -

STJ julga bloqueio de passaporte e CNH para acelerar pagamento de dívidas -

OAB/PB firma convênio com IEPTB para protesto de sentenças. -

Endividamento e inadimplência dos brasileiros melhoram em maio -

Copa do Mundo: Tribunais alteram expediente em dias de jogos do Brasil -

Intenção de consumo das famílias volta a subir em maio -

PIB fraco e greve de caminhoneiros abatem cálculos para economia -

TABELIÃES DE PROTESTO DO PIAUÍ SE REÚNEM NUMA DEMONSTRAÇÃO DE UNIÃO E FORTALECIMENTO DA CLASSE. HOUVE SORTEIO PARA O EVENTO CONVERGÊNCIA 2018. -

A Convergência é uma oportunidade valiosa de se informar sobre os últimos acontecimentos do setor -

Abastecimento de combustíveis melhora mas ainda é ruim em alguns Estados, diz ANP -

NOTA DE FALECIMENTO -

PGM vai usar cartórios de protesto para cobrar dívidas de contribuintes -

O processo de modernização das serventias extrajudiciais -

COM APOIO DO INSTITUTO DE PROTESTO SÃO LUÍS REALIZA 2º SEMINÁRIO NACIONAL DO REGISTRO CIVIL. -

IEPTB-MT comemora provimento da Corregedoria que autoriza protesto de CDA por indicação -

Prefeitura de São Paulo começa a protestar multas de trânsito -

TJ/PB: Aprovados em concurso para cartórios já podem entregar documentos -

BNDES aprova financiamento de R$ 5 bilhões para a segurança pública no Brasil este ano -

Caixa tem lucro de R$ 3,2 bi no 1º tri, alta de 114% em relação a 2017 -

CNC eleva de 5,0% para 5,4% projeção de crescimento do varejo este ano -

Por causa da greve, Correios suspendem postagem de Sedex -

IEPTB-MT convida cartórios do estado para aderirem à nova plataforma do Jornal Eletrônico de Protesto -

Itaú segue bancos e também reduz juro do crédito imobiliário -

TJ/GO: Corregedoria: presença de 99% de cartorários marca encontro em Ceres -

Aplicativo mapeia rodas de samba e ajuda amantes da música -

Caminhoneiros paralisam rodovias pelo País contra aumento nos preços do diesel -

FEBRABAN informa horário de atendimento dos bancos nos jogos do Brasil na Copa -

STJ – Desconsideração da personalidade jurídica não exige prova de inexistência de bens do devedor -

CNJ: Acre e Rondônia passam por inspeção da Corregedoria -

'Não houve e não há sinais de ruptura democrática no Brasil', diz Moro em Nova York -

Campo Grande News – Cartórios evoluem serviços com segurança à população -

Na lista dos 23 convocados para a seleção, Tite aposta na versatilidade -

Concorrente do Nubank, Itaú lança cartão de crédito sem taxa para compras internacionais -

Economia brasileira ainda não sentiu efeitos da Copa 2018 -

Lucro de bancos supera gasto com calote pela 1ª vez desde a crise -

ExpoGestão 2018 -

Cartórios já podem enviar editais de intimações para Jornal Eletrônico de Protesto em MT -

Vendas para o Dia das Mães deverão registrar a maior alta em 5 anos -

Prazo para o pagamento da guia de abril do eSocial doméstico termina hoje -

'Fechamento de agências será em fases', diz presidente interino -

Como dólar mais caro fez juros na Argentina subirem a 40% -- e qual o risco para o Brasil -

Percentual de famílias endividadas recua em abril -

TJ/GO: Pela primeira vez, todos os cartórios extrajudiciais goianos serão inspecionados juntos -

"Blockchain é a maior invenção da história da computação", diz Don Tapscott -

Cartório de Lucas do Rio Verde divulga forma de protesto a custo zero em bancos -

TJ/CE: Publicada lista de inscrições preliminares deferidas para concurso de cartórios -

WhatsApp e Instagram terão chamadas de vídeo em grupo -

Itaú lucra R$ 6,28 bilhões no 1º trimestre de 2018, alta de 3,8% -

Presidentes da Anoreg-MT e IEPTB-MT participam de reunião com CNJ -

Vendas para o Dia das Mães deverão registrar a maior alta em 5 anos -

Operadoras de cartão não poderão cobrar juro maior no rotativo -

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE PROTESTO E INTIMAÇÃO -

TJ/SP: Tribunal divulga conteúdo da Prova Escrita e Prática do 11º Concurso para Cartórios -

Bradesco registra lucro de R$ 4,4 bilhões no 1º trimestre, alta de quase 10% -

Mundial de Futebol deverá movimentar R$ 1,5 bilhão no varejo brasileiro -

Anoreg/MT: Cartório Amigo conta com apoio da Corregedoria-Geral de Justiça -

Preços de lanchonete e estacionamento em aeroportos são principais críticas de passageiros -

Nelson Missias é eleito presidente do TJMG -

O IEPTB-MG, em parceria com o INDIC, está abrindo turmas para tabeliães interessados no CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO. -

Lucro global do Santander sobe 10% no 1º trimestre puxado por Brasil -

Expo Gestão 2018 - Cartórios de Protesto / SC - Presente em um dos maiores evento de gestão do Brasil -

INSTITUTO DE PROTESTO - SEÇÃO MA E CREFITO 16 FIRMAM CONVÊNIO. -

Por que ter cuidado redobrado ao declarar os rendimentos recebidos -

Entenda a diferença entre protesto e intimação -

Racha entre bancos trava implementação ampla do blockchain no Brasil -

Banco Central estuda criar sistema de pagamento instantâneo -

Mais de 213 mil cariocas recuperaram o crédito no primeiro trimestre -

2º Encontro de Capacitação dos Colaboradores do Protesto - PR -

Parceria do TJSP e da Procuradoria Geral do Estado é destaque na imprensa -

IEPTB-MT divulga cronograma de serventias onde serão implantados procedimentos sobre a postergação de emolumentos -

Decréscimo da inadimplência em ativos problemáticos ajudou rentabilidade, diz BC -

TJ/PB: Curso Corregedor Permanente e a Fiscalização das Serventias Extrajudicial é adiado -

Deixar de pagar imposto declarado não é crime fiscal, é inadimplência, decide STJ -

STJ: Ministro Humberto Martins é nomeado corregedor nacional de Justiça para o biênio 2018-2020 -

Caixa Econômica Federal lidera ranking de reclamações do BC no 1º trimestre de 2018 -

Cartórios poderão oferecer serviço de mediação e conciliação judicial -

Nova regra do cheque especial pode criar superendividados, dizem analistas -

Inadimplência no comércio do Rio cresceu 0,8% no trimestre, diz levantamento -

TJ/RJ: REPRESENTANTES DOS CARTÓRIOS EXTRAJUDICIAIS SE REÚNEM COM NUPEMEC -

Cheque inferior a R$ 300 passa a ser compensado em 1 dia a partir de segunda -

Bancos aprovam novas regras para cheque especial -

Convênios firmados pelo Instituto de Protesto permitem recuperação de crédito sem burocracia -

TJ/PI: Inscrições abertas para Curso de Gestão Cartorária -

TJ/CE: Judiciário realiza novo sorteio dos cartórios destinados a pessoas com deficiência -

PL Cadastro Positivo vai à votação em meio a críticas dos órgãos de defesa do consumidor -

Inadimplência tem recuo TÍMIDO mas otimista, afirma diretor da ACE -

Empresário, quer cobrar uma dívida? Proteste! -

INSTITUTO DE PROTESTO DO MARANHÃO RESSALVA A IMPORTÂNCIA DA ATUALIZAÇÃO DA CNP. -

Quem é o novo ministro que vai gerir economia por 9 meses após saída de Meirelles -

Receita Federal esclarece questões referentes ao artigo “A falência do processo tributário” -

Editais de intimação poderão ser publicados em jornal eletrônico -

Audiência pública vai discutir aumento do número de cartórios em Goiás -

TJ/DFT: INSCRIÇÃO INDEVIDA EM CADASTRO DE INADIMPLENTES GERA DEVER DE INDENIZAR -

PROTESTOS EM MASSA: 'ME PAGA AÍ'. PREFEITURA DO RIO VAI PROTESTAR 10 MIL DEVEDORES INSCRITOS NA DÍVIDA ATIVA DO MUNICÍPIO. -

Anoreg/BR reformula canal de Ouvidoria para o público dos serviços extrajudiciais -

NORMA DO CNJ AUTORIZA CARTÓRIOS A FAZER MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO DE CONFLITOS. -

Cartórios de Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste são pilotos na postergação dos emolumentos para o protesto em MT -

Percentual de famílias inadimplentes aumenta pela primeira vez no ano -

Mantido ato do CNJ que mudou contagem de títulos em concurso para cartórios -

Mantido ato do CNJ que mudou contagem de títulos em concurso para cartórios -

Mantido ato do CNJ que mudou contagem de títulos em concurso para cartórios -

Vamos ‘empoderar’ bancos menores, diz presidente do BC -

Rede bancária alerta: boletos acima de R$ 2 mil precisam estar cadastrados na Plataforma de Cobrança -

Senado discute reforma do Código Comercial -

INAUGURADO TOTEM DE CONSULTA GRATUITA DE PROTESTO NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO LUÍS. -

Presidente do BC diz que serão anunciadas mudanças no cheque especial em abril -

IEPTB-MA FIRMA CONVÊNIO COM CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA -

PRESIDENTE DO IEPTB-PE FALA SOBRE SUAS EXPECTATIVAS PARA A CONVERGÊNCIA 2018. -

Prefeitura de Formiga ajuíza ações para cobrar contribuintes em dívida com o município -

"Satélite" é novidade na programação da Convergência PE 2018 -

"MPEs de comércio faturam 19,4% em janeiro e impulsionam pequenos negócios" -

“A atividade dos cadastros de inadimplentes exige uma regulamentação vigorosa” -

Presidente do IEPTB-MT divulga o protesto extrajudicial em Mirassol D’Oeste -

BC deve anunciar mais um corte, e taxa de juros pode atingir nova mínima histórica, preveem economistas -

Transformação Digital nos Cartórios" será tema debatido na Convergência 2018. -

JORNAL DO PROTESTO -

Prefeitura de Cuiabá deixa de arrecadar R$ 800 mi e busca reduzir inadimplência -

Intimação por edital para protesto de títulos muda no DF -

“O protesto de títulos e outros documentos de dívida é um procedimento chancelado com fé pública” – (Jornal do Protesto). -

LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE AS SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS E O DIREITO DE ACESSO À JUSTIÇA. -

Presidente do IEPTB-MT ministrará curso em abril sobre “Usucapião Administrativo” -

Alerta para quem tem dívidas -

Trabalhadores dos Correios encerram greve nesta terça-feira -

Bradesco estuda fechar até 200 agências este ano, diz presidente -

PROJETOS DA DESBUROCRATIZAÇÃO RECEBEM EMENDAS EM PLENÁRIO E SEGUEM PARA A CCJ -

INSTITUTO DE PROTESTO DO MARANHÃO INSTALA TOTENS DE CONSULTA DE PROTESTO NO FÓRUM DESEMBARGADOR SARNEY COSTA Anterior -

TJ/PI marca novo julgamento sobre suspensão de concurso -

INSTITUTO DE PROTESTO DO MARANHÃO INSTALA TOTEM DE CONSULTA DE PROTESTOS NO VIVA KIDS DO GOLDEN SHOPPING -

Justiça confisca carteira de motorista e passaporte para forçar inadimplente a pagar dívida -

Funcionários dos Correios podem entrar em greve a partir desta segunda -

Fatia de famílias endividadas cai para 61,2% em fevereiro -

Cheque especial terá nova fórmula que deve ser anunciada em março -

Comunicado sobre as inscrições na I Conferência das Entidades Representativas dos Notários e Registradores de Minas Gerais -

Um terço das empresas brasileiras tem mulheres como sócias majoritárias -

Quase 8 em cada 10 brasileiros devem no cartão de crédito, diz pesquisa -

ARTIGO - "CARTÓRIOS EXTRAJUDICIAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER " - POR PATRICIA ANDRÉ DE CAMARGO FERRAZ -

IEPTB-MG realiza ação “Corrente do Bem” em 2018 -

Liminar suspende reajuste de Sedex e PAC; decisão vale apenas para encomendas do Mercado Livre, dizem Correios -

Energisa investe no combate à inadimplência -

Anoreg-MT promoverá a ação “Cartório amigo – ações para um futuro melhor” -

'Deixava de comer para pagar dívidas': o vício em comprar, que atinge ricos e pobres -

INSTITUTO DE PROTESTO DO MARANHÃO PARTICIPA DE REUNIÃO PARA INSTALAÇÃO DE TOTENS NO FÓRUM DESEMBARGADOR SARNEY COSTA -

Como fazer conciliação bancária passo a passo -

TJ/MT: Serventias extrajudiciais são correicionadas em MT -

Bancos sobem taxas em janeiro mesmo com queda de juros básicos -

Imposto de Renda 2018: prazo para entrega da declaração começa nesta quinta -

Cartório de Canarana promove ciclo de estudos visando qualidade na prestação dos serviços -

Setor de serviços vai ficar fora da mudança do PIS/Cofins -

Recuperação se espalha e chega a mais de 60% dos setores da indústria -

Bancos assinam acordo com a PF para combater fraude bancária -

Confiança do comércio atinge maior nível desde abril de 2014 -

Tribunal de Justiça do Piauí pauta julgamento de concurso de cartório -

Devedores do Refis voltam a dar calote -

Receita libera nesta segunda programa do Imposto de Renda 2018 -

INSTITUTO DE PROTESTO DO MARANHÃO INSTALA TOTEM DE CONSULTA DE PROTESTOS NO VIVA/PROCON EM COLINAS-MA. -

Cerca de 20 mil devedores terão nomes enviados a cartório em Nova Andradina -

Aprovada abertura de concurso para serviços Notariais e de Registros -

CNJ: Cármen Lúcia: “CNJ não declara inconstitucionalidade de norma nenhuma” -

MPE's têm faturamento positivo após 3 anos -

Bancos voltam a dar crédito a pequenas e médias empresas, mesmo com risco de inadimplência alta -

Ações condominiais registram queda de 41% em janeiro -

Santander quer liderar mercado de gestão de -

Autora que mentiu sobre cobrança indevida é condenada por má-fé -

CNJ: Corregedoria inspeciona tribunal e cartórios em Roraima -

Bradesco lança conta corrente gratuita para divulgar seu banco digital -

Índice do Banco Central indica economia mais robusta em 2018 -

“Conhecimento sobre blockchain abre oportunidades” -

Senado: Projeto proíbe ‘negativar’ consumidor sem avisar com antecedência -

Como quitar débitos com empresas públicas, após o protesto extrajudicial -

Projeto exige assinatura digital para documentos eletrônicos serem considerados autênticos -

Participantes da Décima Sexta Convergência têm descontos em passagem aérea -

Receita libera hoje 102 mil contribuintes presos na malha fina -

Horário de verão termina neste domingo; moradores de 10 estados e DF devem atrasar o relógio em 1 hora -

Bancos reabrem ao meio-dia; contas que venceram no carnaval podem ser pagas hoje -

O que fazer agora que a caderneta vai render 0,39% ao mês. -

GOVERNO FEDERAL LANÇA OFICIALMENTE O DOCUMENTO NACIONAL DE IDENTIFICAÇÃO (DNI) -

Bancos vão fechar no carnaval 2018? Como fazer para pagar as contas? Tire suas dúvidas -

Bancos voltam a anunciar redução de juros minutos após queda da Selic -

‘Presidir o Bradesco não é um objetivo, mas uma missão’ -

Lucro do Itaú cresce 10% em 2017 e atinge R$ 24 bilhões -

IEPTB-MA E VIVA CIDADÃO REALIZAM REUNIÃO PARA DISCUTIR INSTALAÇÕES DE TOTENS DE CONSULTA DE PROTESTO NOS VIVAS. -

PMU terá convênio com cartórios para protestar devedores -

Governo de Sergipe tentará recuperar R$ 900 milhões sonegados -

CGJ-MG publica as novas vacâncias dos serviços notariais e de registro -

Concurso dos cartórios de Alagoas tem inscrições abertas -

Analistas projetam crescimento de PIB de até 3,5% em 2018 -

TJRS: Tribunal de Justiça recepciona novos titulares de cartórios extrajudiciais -

Cidadão poderá obter identidade e passaporte em cartórios -

Lucro do Bradesco cai para R$ 14,65 bilhões em 2017 -

Proposta permite emissão de fatura e duplicada para locação de bens móveis -

Cai o número de famílias endividadas na virada do ano, aponta CNC -

Lucro do Santander cresce 44,5% em 2017 e alcança R$ 8 bilhões -

Cartórios paulistas já podem participar do projeto “Adoção Afetiva” -

TJ-RN divulga cronograma para abertura de novo concurso para notários e registradores -

Nova lei facilita correção de nome em cartório -

Aplicativo 'espião' de motoristas poderá dar desconto no seguro -

FALANDO DE PROTESTO: TABELIÃ SUBSTITUTA DO 1º OFÍCIO DE TUNTUM-MA TEM ARTIGOS APROVADOS NO CONPEDI/MA -

Concorrência entre bancos pode baixar o custo do crédito -

Cobrar dívidas de forma abusiva é ilegal e pode até dar cadeia -

Prefeitura de Balneário Camboriú está enviando títulos para protesto -

Snapchat permitirá que usuário compartilhe histórias com pessoas que não usam o app -

TJAL – Concurso dos cartórios de Alagoas será reaberto em 25 de janeiro -

Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Minas puxam alta da produção da indústria -

Facebook anuncia que vai mostrar mais posts de amigos e familiares, e menos de marcas e empresas -

1º Encontro de Capacitação dos Colaboradores do Protesto-PR -

Metade de quem adere ao Refis fica inadimplente -

Em 10 anos, País perdoa R$ 176 bi em juros e multa de dívidas tributárias -

Entra em vigor lei que exige manutenção de sistemas de ar condicionado -

MEIs inadimplentes podem regularizar seus CNPJs até 23 de janeiro -

Percentual de famílias endividadas sobe de 59% para 62,2%. -

China inicia testes da primeira rodovia no mundo que capta energia solar -

Receita abre consulta a lotes residuais do Imposto de Renda -

Conjur (SP) – Devedor pode oferecer imóvel como caução para obter certidão negativa -

Burger King se torna isca para golpe no WhatsApp -

Procon-SP notifica Apple por causar lentidão em iPhones antigos -

Processo digital no TJSP é tema de palestra em conferência da ONU -

PR: Credores não precisam mais pagar antecipadamente as custas do protesto de títulos -

1º Encontro de Capacitação dos Colaboradores do Protesto - PR -

Receita terá de ser informada de transações em espécie acima de R$ 30 mil -

Loapi, o vírus de celular que pode arruinar seu aparelho -

Bancos adotam novas regras para saques acima de R$ 50 mil -

TJ/RO confirma homologação de títulos de concurso para cartórios extrajudicial -

IPVA 2018: guia por estado e no DF -

Vendas de última hora animam comércio -

CNJ Serviço: Conheça os tipos de cartórios existentes no Brasil -

Comissão Especial da Câmara rejeita Projeto de Lei de Teto Remuneratório para cartórios -

Bradesco bate recorde de transações pelo celular -

Bancos brasileiros usarão dados reais em testes de blockchain em 2018 -

Quem tem o carro roubado pode pedir devolução do IPVA -

Anoreg/MA e IEPTB/MA promovem Natal Solidário no bairro Desterro em São Luís (MA) quarta-feira, 20 de dezembro de 2017 18:33 -

Brasileiros terão ceia de Natal mais barata este ano, indica pesquisa da FGV -

Jornal Diário da Região – Cartório de Notas São José do Rio Preto (SP) aceita pagamentos em Bitcoins -

Alagoas terá primeiro concurso para vagas em cartórios -

Plataforma de renegociação de dívida amplia parceria com Itaú -

POSSE: NOVOS DIRIGENTES DO JUDICIÁRIO DO MARANHÃO ASSUMEM O CARGO NESTA SEXTA-FEIRA -

Corregedoria Nacional divulga resultado das correições nos cartórios -

O Instituto de Protesto de Rondônia disponibiliza aos cartórios de protesto terminais de pesquisa de CNPJ e CPF -

Nome negativado indevidamente por empresa de telefonia móvel acarreta indenização de R$ 10 mil por danos morais; decisão cabe recurso. -

Clipping – Tribuna do Norte (RN) – PGE terá 2,5% sobre taxas cartoriais no Rio Grande do Norte -

A curiosa história por trás do logo mais famoso do mundo -

Primeira Confranore reúne dezenas de tabeliães, notários, registradores e colaboradores em Cuiabá -

Vale o escrito -

FACILIDADE - CGJ AUTORIZA CARTÓRIOS A RECEBER TÍTULOS DE PROTESTO POR PARTICULARES SEM DEPÓSITO PRÉVIO -

IEPTB-MT e Anoreg-MT participam de abertura de mutirão fiscal -

QUASE 60 MILHÕES DE BRASILEIROS ESTÃO COM NOME SUJO -

Microsoft e Banco Votorantim investem R$ 1 mi em fintech de negociação de dívidas -

Instituto de Protesto de RO e ARRCT-RO lançam cartilha informativa sobre Renais Crônicos -

8 de dezembro: Dia da Justiça -

Receita libera consulta ao 7º e último lote de restituição do Imposto de Renda 2017 -

PRF lança sistema de alerta instantâneo para recuperação de carros roubados Agência Brasil -

IEPTB-MT e Anoreg-MT são parceiros em nova edição de mutirão fiscal. -

O papel do protesto extrajudicial na retomada econômica -

OAB/RO: advogados podem protestar contrato de honorários advocatícios em Rondônia -

STJ - O cassino pode cobrar no Brasil por dívidas de jogo contraídas no exterior? -

Poder Judiciário do Ceará altera a forma de lançamento dos atos do serviço extrajudicial -

Juro básico deve cair ao menor nível em 30 anos, apostam economistas, mas taxas bancárias seguem elevadas -

CONVÊNIO POSSIBILITARÁ A COBRANÇA DE DÍVIDAS COM O TCM-GO ATRAVÉS DO PROTESTO -

ADI questiona recolhimento de contribuição patronal de cartorários extrajudiciais catarinenses -

Pagando a conta no grito -

Heineken chega para valer no Brasil e a briga promete esquentar -

1º Encontro de capacitação dos colaboradores do protesto - PR -

CARTÓRIOS DE PROTESTO ESTARÁ PRESENTE NO I ENCONTRO DE CORREGEDORES DO SERVIÇO EXTRAJUDICIAL -

Fique Legal: Cidadão terá benefícios na quitação de dívidas com o município -

Saiba se você tem direito e como restituir dinheiro perdido com planos econômicos -

CARTÓRIOS JÁ DRIBLAM A BUROCRACIA -

Bancos e poupadores chegam a acordo sobre perdas de planos econômicos das décadas de 80 e 90 -

A importância da identidade visual para seu Negócio ou Escritório (Branding para negócios) -

Artigo: O Protesto como instrumento de redução de ações judiciais e meio célere de solução de conflitos, por Cristina Oliveira -

Corte goiana aprova reestruturação dos serviços extrajudiciais -

40% dos consumidores usaram FGTS para pagar dívidas! -

WhatsApp anuncia app para empresa falar com cliente; Itaú faz testes no Brasil -

Reunião Geral -

Registro de pets em cartório começa a se popularizar em Maceió -

DÉCIMA PRIMEIRA AULA DA SÉRIE "DESPERTAR DA CIDADANIA" SERÁ TRANSIMITIDA NESTA TERÇA-FEIRA (05.09) ÀS 14H -

Dívida ativa: valor para inscrição vai subir para R$ 5 mil. -

Anoreg-MT, IEPTB-MT e EMNOR ministrarão curso sobre “padronização do procedimento de protesto de sentença e decisões judiciais” -

Mercado prevê menos inflação e mais crescimento econômico para 2017. -

Vendas de supermercados têm queda real de 0,5% em julho, aponta Abras -

LIVRO O DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL EM ARTIGOS SERÁ LANÇADO NESSA QUINTA-FEIRA EM SÃO PAULO -

Comércio perdeu mais de 40 mil empresas e 412 mil empregos em 2015. -

A chegada da cebola que não faz chorar -

Confiança da Indústria avança 1,4 ponto em agosto, diz FGV -

Brasileiros gastaram dinheiro de contas inativas do FGTS com pagamento de dívidas e compras no varejo -

Brasil tem mais de 207 milhões de habitantes, segundo IBGE -

CNJ JULGARÁ CASO SOBRE POSSÍVEIS TÍTULOS FALSOS APRESENTADOS EM CONCURSO DE CARTÓRIO DE PE -

Paranaenses podem verificar se estão inadimplentes em totens de pesquisa gratuita -

MPT da Bahia avalia possível parceria com os Cartórios de Protesto -

Precisamos falar sobre sonegação -

A Bahia faz chocolate. -

IEPTB RJ FARÁ PALESTRA SOBRE PROTESTO DE SENTENÇA NA OAB DE NILÓPOLIS -

Quais os documentos necessários para comprar e vender um imóvel? -

Bradesco prevê captura de R$ 3,5 bi em sinergias com HSBC Brasil até fim de 2018. -

Cartórios de protesto são opção segura para cobrança de dívidas do poder público -

Primeiro cartório a utilizar a internet na América Latina é destaque na Folha de S. Paulo, em 1996. -

Itaú expande sua incubadora de startups para receber 210 empresas. -

Recuperação de crédito atrai investidores. -

Anoreg-BR realiza primeira reunião mensal com a nova diretoria. -

Tudo o que você precisa saber sobre Infrações leves. -

Pai cria aplicativo que domina o celular do filho até que ele responda. -

Ambev vai responder perguntas sobre cerveja Brahma nas redes sociais -

Cartões de lojas em alta, com crédito bancário em baixa. -

Reunião Geral. -

Treinamento em Excelência no Atendimento ao Cliente. -

IEPTB-MT e Anoreg-MT ressaltam aproximação entre tabeliães e advogados na XX Conferência da Advocacia -

CADE aprova compra de parte do Citibank para o Itaú Unibanco. -

Evento organizado pela ANOREG/RO e Instituto de Protesto/RO. -

Cartórios de Protesto em destaque. -

Instituto de Protesto inaugura nova sede administrativa. -

Inteligência artificial ajuda a criar campanhas promocionais mais assertivas. -

Empossada nova diretoria da ANOREG/BR. -

Corregedoria vistoria cartórios em GO. -